"VANDALISMO" Crônica de: Flávio Cavalcante
VANDALISMO
Crônica de:
Flávio Cavalcante
Ontem presenciei uma cena que me deixou perplexo. Confesso que eu nunca vi nada parecido. A destruição de uma condução pública por um menor estudante que parecia estar com o demônio no corpo. Ele e um grupo de estudantes davam gargalhadas e quebravam a porta do ônibus destruindo um patrimônio que ele mesmo usa. Uma cena revoltante digna de uma terra sem lei. Próprio de um país atrasado e de um povo sem cultura. Não se concebe a depredação de um patrimônio público. Num país em que as leis não exercem suas funções adequadamente, um país que não se dá o respeito, não merece ter o mínimo respeito de um cidadão pagador de impostos.
A gente anda em países desenvolvidos em que as leis realmente respeitam os filhos do solo. Aqui no Brasil o vandalismo é quem faz a lei. A bandidagem manda no país e a lei que deveria proteger o homem de bem, cruza os braços e presta continência ao erro. Observei esta cena estarrecedora, aliás, cenas iguais a esta que se repetem a cada dia, gerando um desconforto para a sociedade.
Menores delinquentes se é que assim posso chamar. Posso ser repreendido pelos direitos humanistas. Esqueci que temos que trata-los como crianças. Mas a cena que eu vi dentro da condução pública, minha indignação permite chamá-lo de qualquer coisa menos de criança, assim estaria eu sendo hipócrita e conivente com estas leis errôneas deste país.
Andam em bando como animais e a força da coragem cria ânimo com a empolgação de segurança de uns com os outros. Juntos viram uma máquina destrutiva. Viram super-homens. Viram o Deus do mundo. Sozinhos, não tem coragem de encarar uma pequena baratinha quando cruza o seu caminho. Quando pressionados até chorar eles choram, mas se prevalecem de uma lei fajuta e retrógrada que ninguém se preocupa em mudar.
O vandalismo naturalmente é praticado por menores de idade. Alguns estudiosos atribuem esses comportamentos devido a uma criação conturbada dentro dos próprios lares. Muitos desses menores infratores relatam problemas dentro de casa. Outros, em casos minúsculos apresentam uma deformação na personalidade desde criança e mesmo que os pais sejam radicais na educação, ele será a ovelha negra da família.
O vandalismo descreve a personalidade do cidadão. O que é mais chocante é ver um delinquente deste depredando um patrimônio que também me pertence e o que mais dói e revolta é saber que as leis do país os protegem até lhe punindo severamente se por acaso tivermos uma reação que venha pelo menos deixar o indivíduo constrangido. Lamentavelmente vemos atos assim toda hora e ficamos à mercê da delinquência e a melhor maneira é ficarmos enclausurados dentro de nossas próprias casas como se nós fôssemos os errados. Eles estão certos.
QUE PAÍS É ESTE?
Flávio Cavalcante