KANT EB DEUS

Acho desperdício de tempo certas discussões e debates estéreis sobre a existência de Deus. É uma irracionalidade contestá-la, batsa refletir sobre o universo, essa maravilha da qual não sabemos quase nada. Mas se o universo existe ele teve um iniício e possui uma coordenação. Esse iventor e esse coordenador é uma Força Superior que a maior parte da humanidade denomina Deus.

Não importa que nome Ele tenha: Deus, Alá, Jeová ou Força Superior. Basta a convicção de algo que é tão óbvio e ululante. Mais: é preciso entender que os desígnios de Deus nem sempre batem com os desejos e idéias dos homens, sejam eles manés ou cientistas. Quase nunca batem. Essa Força Superior tem objetivos que transcendem a nossa pobre e limitada inteligência. O povo na sua linguagem simples costuma exclamar: - Deus escreve certo por linhas tortas. Isso explica muita coisa. Shakespeare pela boca de um dos seus magnificos personagens Hamlet disse: "Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que pode sonhar tua filosofia". E somostodos horácios, mesmo os cientistas.

Mas foi o filósofo Kasnt quem melhor definiu esse frisson dos homens sobre a existência de Deus. Disse ele: - Não creio no Deus que os homens criaram, mas no Deus que criou os homens". Basta isso. Não é pouco, não dá para ficar fazendo ilações e teorias sobre Deus. Deus é Deus e priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/09/2015
Código do texto: T5378054
Classificação de conteúdo: seguro