IBAMA X ICMBIO

A história do IBAMA está intimamente relacionada a do ICMBIO, pois um deu origem ao outro.

Certo dia ouvi de um colega uma analogia bem interessante, comparando essas entidades federais com uma dupla de personagens marcantes da tradição Cristã. Essa conversa gerou uma série de ponderações curiosas, o que me levou a querer compartilhar com vocês.

No princípio, Deus criou a partir do barro o primeiro homem – Adão. E como todos sabemos, a criação da mulher ocorreu em seguida, de maneira diferente. Ao invés de pegar elementos rústicos do solo, o Todo-poderoso preferiu extrair uma costela de Adão para fazer sua obra-prima, bem mais delicada, bonita e encantadora.

Da mesma forma, de uma parte do IBAMA é que surgiu, em abril de 2007, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO. Curiosamente, como aconteceu com Adão e Eva, nessa divisão o novo Instituto foi agraciado com maiores belezas e qualidades que seu originador.

O ICMBIO ficou responsável pela administração das Unidades de Conservação federais, que reúnem os Parques, Florestas Nacionais, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Monumentos Naturais, entre outras.

Assim, herdou as maravilhas da natureza brasileira, como por exemplo: Cataratas do Iguaçu, Arquipélago Fernando de Noronha, Monte Pascoal, Lençóis Maranhenses, Jalapão, Pantanal, Ilha do Bananal, Chapada Diamantina, Floresta do Tapajós.

Não é só isso, pois tornou-se executor de muitos projetos reconhecidos nacional e internacionalmente para proteção da nossa fauna e flora, como: Projeto Peixe-boi, Projeto TAMAR, Cavernas do Brasil, Projeto Quelônios da Amazônia, Centro Nacional de Orquídeas etc.

Além disso, o ICMBIO é reconhecido pelas qualidades “femininas”, como uma entidade “cuidadora”, “provedora” e “acolhedora” de milhares de famílias de populações tradicionais (seringueiros, quebradeiras-de-coco, ribeirinhos, jangadeiros, caiçaras etc.). Para atender essas comunidades, os gestores ambientais do ICMBIO executam diuturnamente inúmeros serviços e ações, como oferta de bolsas, capacitações e estágios.

Outra característica extremamente diferenciada em relação ao IBAMA, trata-se da enorme capacidade de comunicação do ICMBIO. No âmbito interno existe forte difusão das informações, que mantém atualizados cada um dos milhares de servidores espalhados nos quatro cantos do país. Os Conselhos Deliberativos e Consultivos das Unidades de Conservação são espaços democráticos que funcionam como portas abertas para receber sugestões e demandas da sociedade civil. Outro grande destaque se deve ao uso constante de variadas plataformas (site oficial, redes de compartilhamento via e-mail, Facebook, Instagram, Skype, WhatsApp etc.), que tornam o ICMBIO um exemplo extremamente positivo de comunicação social.

Por outro lado, o distanciamento geográfico dos servidores do ICMBIO, espalhados em 320 Unidades de Conservação Brasil afora, dilui a capacidade de encontro em eventos de mobilização ou protestos para reivindicar melhorias às condições de trabalho ou lutas pela valorização das políticas ambientais.

Por essas e outras razões, alguns dizem que o ICMBIO tem um “espírito jovial e excessivamente romântico”, pois seus servidores vivem na exaltação da beleza da paisagem, encantados com o verde, curtindo a natureza selvagem, sonhadores, distantes da realidade nua e crua dos ambientes urbanos.

Talvez, como fruto dessa divisão que nos últimos anos se reforçou dentro do IBAMA algumas de suas características “masculinas” – sendo associado aos seus servidores um comportamento “sisudo”, “mais crítico” e “menos otimista”.

Não há dúvidas que, por ser o ente mais “velho”, “corpulento” e “centrado”, cabe ao IBAMA estar à frente das maiores lutas e embates, o que em certa medida amplia algumas das características masculinas.

Certamente que Homem e Mulher tem seus traços bem diferentes.

Deus primeiro fez Adão, criando em seguida Eva – dois momentos que são descritos como de grande satisfação para o Criador.

Depois de um tempo, Deus se decepcionou com o casal, pois, mesmo criados para perfeição, apresentaram falhas!

O Supremo Criador poderia ter acabado com tudo; ao invés despediu-os do Paraíso, abençoando Adão e Eva para que dessem frutos, multiplicassem e enchessem a Terra.

Eu acredito que se hoje fosse dada para cada Homem a oportunidade de desfazer ou não aquele feito, trazendo a Mulher de volta ao seu abdômen na forma de uma simples costela, todos certamente optariam por preservar a Mulher como ela foi criada!!!

Já com relação as duas entidades ambientalistas, existe um forte movimento desejando o retorno ao estado original.

Realmente, não sei quando e como o ICMBIO voltará a ser uma “costela” do IBAMA.

Contudo, até a chegada desse dia creio que devemos deixar de lado as diferenças de cada instituição, unindo esforços para ampliarmos os frutos, multiplicando e enchendo de “Sustentabilidade” toda a Terra!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Setembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 08/09/2015
Reeditado em 10/09/2015
Código do texto: T5375395
Classificação de conteúdo: seguro