COMO SE DEVE REZAR

Dia desses discuti com um amigo que é muito carola, é qwuase "barata de igreja" e metido a santo, ganhou até um apelido: santinho do pau ôco. É incapaz de dar uma esmola e diz que todo pobre é preguiçoso. Mas amigo de infância a gente releva e faz vista grossa às suas falhas, até às mais cabeludas.

A discussão se deu num dia que estávamos reunidos com vários coroas da nossa geração e, de repente, começaram a conversar, pasmem, sobre o ato de rezar, Uns diziam que se deve rezar de joelhos; outros que se deve rezar de qualquer forma. Alguns defendiam que rezar só na igreja e durante a missa ou outro ritual; houve ainda quem achasse que gostava de rezar quando a igreja estava quase vazia.

Estava calado porque nção sou religioso. A minha religião é pessoal e dispensa igrejas e templos. Mas em dado momento um deles me perguntou qual a opinião de como se devia rezar. Fui sincero e respondi: - Eu acho que se deve rezar como Jesus Cristo ensinou. Perguntaram curiosos pela receita de Jesus, e então eu repeti um trecho que tenho decorado do Novo Testamento, do Evangelho de Mateus: "Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pér nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês, eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta e reze a seu Pai ocultamente e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você".

Foi um rebu. O meu amigo carolão ficou indignado e perguntou: - Você está insinuando que não se deve rezar nas Igrejas? Você está menosprezando as Igrejas? Respondi a ele: - Eu não, quem disse que se deve rezar sozinhoe trancado no quarto foi Jesus Cristo. Sim, acrescentei, de certa forma a receita dele descarta as igrejas e templos, no caso do ato de rezar. Não prestou, o cara ficou revoltado demais e apelou para uma acusação que me fazia antigamente: - Vocé é um comunista, ateu e materialista (gosta de uma redundância), inimigo da Igreja Católica Apostólica e Romana. Apenas e ri e disse que realmente não era católico e de nenhuma religião e que era mesmo socialista, mas que tinha fé e rezava colmo Jesus ensinou.

Depsois disso mudamos de assunto, mas o cara passou vários dias me evitando, chegou até a trocar de calçada, mas aí a coisa foi esfriando e voltamos às boas, mas ele fez auma exigência, religião a gente não discute mais. Aceitei. Mas continuo acreditando e seguindo a receita de Jesus Cristo no que diz respeito à maneira de rezar. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/09/2015
Código do texto: T5375315
Classificação de conteúdo: seguro