PERSONALIDADE FORTE, GUERRA DE TITÃS...
     Hoje vou falar sobre pessoas que se amam, tem a personalidade forte e não dão braços a torcer.
Se um se sente excluído em algum evento, aí que rola mesmo a tristeza e mágoa.
     Nossa personalidade, segundo Jung é comandada pela ANIMA E ANIMUS. A ANIMA é o lado feminino da psique do homem, e o arquétipo ANINUS constitui o lado masculino na psique da mulher. Então de vez em quando uma sobressai mais que o outro que poderá ser até de maneira negativa.
     Quando duas mulheres incorporam juntas o ANIMUS, numa discussão por exemplo, nenhuma arreda o pé por causa da forte personalidade, mais parecem dois homens brigando, e no homem também. Por outro lada há a beleza da energia em ambos os estados, que faz a delicadeza no homem, ou a fortaleza na mulher, contribuindo para a maturidade psíquica.
     O homem aprende com a mãe esse lado mais doce que a anima possui. Por isto é tão importante o contato da criança com a mãe, pois é daí sai a projeção positiva nas relações humanas. O lado mais suave da personalidade.
     São mesmo briga de titãs, a confrontação de nossa personalidade para o desenvolvimento equilibrado e sadio.
      Como exemplo...Muitas vezes entramos num ambiente e sentimos logo excluídos porque uma prevalece mais e não sabemos como enfrentar ou nos colocar, sentimos muito tímidos. Sempre há umas pessoas mais dominante e os que são dominados num grupo, mas porque também há a necessidade desde comando, alguém precisa liderar. Muitos já nascem lideres natos e são tão carismáticos que aonde vão já arrumam amizade, outros ficam num canto muitas vezes até emburrados porque não consegue logo um contato.
     Acontece muito quando vamos em festas de familiares. E o líder nato é muito invejado e criticado, é que pois muitos gostariam ser  inconscientemente como eles, no sentido de se dar, mas a timidez toma conta.
     Mas ao invés das pessoas mais tímidas ficarem alimentando tristezas e carências, deveriam tentar se aproximar de alguém e fazer amizade também, mesmo que nunca mais se veem, isso faz parte do relacionamento humano.
     Algumas por outro lado tentam atrapalhar a reunião criticando e tentando corrigir o líder constantemente, principalmente na criatividade. Pois um líder nato está sempre criando coisas...já pensou como seria o mundo se não tivesse os dois tipos dominantes, nada se criaria, pois esta combinação no homem e mulher é que fazer nascer tanto amor, criatividade e beleza.
     Mas também, por outro lado quando é o lado mal que fica mais influente na pessoa, é que vemos nascer lideres maus, pessoas mesquinhas e a hipocrisia.
     Muitas vezes duas pessoas que tem a personalidade forte é assim, brigam e não dão braço a “torcer”, mas sofrem demais no interior, porque um lado cobra a aproximação e o outro já é vencida pelo orgulho, e outras vezes sempre acham que estão certos e não aceitam ver o outro lado também.
     No diálogo há o esclarecimento de muita coisa, muitos enganos e equívocos... Enquanto isto a projeção vai rolando solta...Sempre um sobressai-se mais e o outro que, conscientemente ou não gostaria de estar naquele lugar, e também  há aqueles  que com prazer gostam de assistir de “camarote” seja pobre ou rico...
     O que seria do mundo se tudo fosse igual, há o que faz e o apreciador convivendo em harmonia.
Citando o exemplo da festa, é por isto que uns saem satisfeitos e outros reclamando, estão sempre reclamando, porque não conseguem se colocar no ambiente, no mundo. Há pessoas que conseguem se divertir com qualquer coisa, até com um simples bate papo.

 
 
Escrevi esta crônica avaliando o depois da feste. minha mana poetisa estava lá. era o chá de bebê de meu netinho cauã...
Estava muito bom, mas vi algumas pessoas emburradas e reclamando de tudo, outras se divertindo muito e se integrando...




que linda, minhanora Luana
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 08/09/2015
Código do texto: T5374600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.