Solidão auto-imposta

Outro dia vi um comentário de uma amiga minha feminista, dizendo que "Sim, não sou mulher para casar, eu não sou de ninguém além de mim mesma". Quando vi o comentário dela, na hora lembrei de um comentário de um amigo meu machista, que é basicamente assim: "Eu casar? Tá Doido? Eu quero é curtir! Tenho Muitas por aí. Não sou de ninguém!".

Eu realmente gosto disso. As pessoas estão fazendo aquilo que realmente desejam e de fato, tem total consciência disso. Dormem com a quantidade de parceiros que desejarem, saem para aonde querem sair, tem filhos que veem de vez em nunca, e sinceramente, a preocupação se esvanece como uma bruma esfumaçada. Mas como tudo na vida, fazer o que se quer, também tem as suas consequências.

Por ter-se os parceiros ou as parceiras que se quer, aonde se quer, não dá para dizer que realmente estão com alguém. Responder ativamente aos seus desejos e influxos sexuais nada mais é do que simplesmente reagir. Como tirar a mão da panela fervendo, ou da tomada que dá um choque.

Também não dá para dizer que estão sempre acompanhados, né verdade? Quantos amigos vão estar sempre com você, caso ficar doente, e não poder mais trabalhar? E se tiver de parar de sair para corresponder aos seus desejos, por conta de alguma necessidade, será que ainda continuará com seus amigos? Seus pais bom... pais não vivem para sempre. E irmãos tem suas próprias vidas -- vamos combinar, cada um tem mais o que fazer e o que bem entender a fazer, do que fazer companhia a alguém que prefere ficar sozinho.

Mas... e se não se tem a capacidade (e nem se quer ter) tal capacidade emocional para dividir a vida com uma companheira ou companheiro, será mesmo que terá alguma para fazer aquela amizade duradoura, capaz de lhe dar guarida por que, por algum motivo, não se está trabalhando? E nas noites frias de natal, nos dias sozinho nos hospitais, os pais já mortos e a família tão distante...

Sem contar que a velhice é um fato necessário, e se não se olhava os filhos que se teve com os parceiros/as que se arranjou por ai, por qual motivo eles vão cuidar de você durante a velhice? Muitos filhos que tiveram pais zelosos jogam-nos nos asilos e não os visitam nunca, quanto mais esses que não souberam o que é ter um Pai, um Mãe ou um Tio.

Será mesmo que as pessoas estão se preparando para viver a solidão que nos espera? Eu sei que estou me preparando. Se serei capaz de a suportar... não sei. Mas é um fato que aguardo.