JANELA LEGAL
Não é a janela que dá para o parque, nem para o Mac Donalds. As vezes é um janelão enorme, outras ela vai se fechando e se não formos rápido a janela terá se ido, então estaremos no limite da janela ilegal.
New Ayrton jogava uma latinha lá na frente e atirava no momento que a latinha caia no chão fazendo-a pular quem sabe um metro e lá ia ele novamente até completar os cinco tiros, então ele dizia que enquanto ela estivesse no ar era a janela legal.
Se você usa a janela ilegal não vá pensando que o promotor irá aliviá-lo, muito menos o juiz.
Em 1987 estávamos na praça da Matriz acompanhando um movimento de massa, então despencou uma chuvarada, corremos e entramos no tribunal, bem no meio de um julgamento. Houvera um acidente de trânsito que resultou numa briga, o motorista mais corpulento começou a bater no outro que sacou de uma arma e desferiu-lhe 2 tiros. Não satisfeito depois de derrubar o oponente ele descarregou o revólver no já agonizante que começava a ser socorrido. Condenado baixou a cabeça certamente arrependido de avançar pela janela que se fechara. Não teve jeito, não foi aceita a tese da defesa de que o réu pensara que o oponente ainda poderia levantar-se.
A legítima defesa própria ou de terceiros exige a exata força para anular a antagônica, mas se não for a exata, que não seja a vingativa, que não seja a sentença aplicada no ato.