Testamento Vital

O Testamento é um ato revogável pelo qual podemos dispor de um patrimônio depois da morte. Faço-o com inteira lucidez, pois só assim tem sentido, para registrar minha vontade não apenas depois da hora certa, mas até antes dela. Não trato aqui de bens materiais, mas de preciosos bens e de valores do coração.

Quero viver intensamente mantendo a energia de um espírito jovem, porém tomo a diretiva antecipada de esclarecer que , sempre que necessário, quero receber todo tratamento que beneficia a saúde. Vale dizer que dispenso o que seja inútil. Viver sem vida é um peso para a família.

Depois de afirmar que desejo morrer cheia de vida, manifesto meu desejo relativo à gestão do patrimônio afetivo cuidadosamente construído em décadas de um precioso tempo, valioso e inesquecível. O pedido de preservação desse bem não será registrado em cartório ordenando que seja cumprido. Será apenas assinado por mim, com citação de filhos, genros, noras, netos e bisnetos, como herdeiros legítimos de um bem inalienável.

Nossa missão é sermos felizes juntos. Cabe-nos cumpri-la por meio de uma convivência afetuosa e forte, para resistir às ciladas da vida. A harmonia é como as plantas: precisa ser regada todos os dias para que dê flores e sementes que a multiplicam. O amor deve ser cultivado com mãos jardineiras, com presença calorosa em momentos de frequentes encontros . O céu está cheio de estrelas e nenhuma ofusca o brilho da outra.

Em toda a caminhada a ser percorrida, cada passo deve ser dado cuidadosamente, com respeito, responsabilidade, honestidade. A palavra de ordem é, e sempre será, relevar. A atitude dos filhos revela a virtude dos pais. Os irmãos são dádivas de Deus e constituem o elo de ligação com a vida, em uma corrente que não pode se romper. Cada um é responsável pelo cuidado de mantê-la inteira.

É difícil achar a hora do ponto final, pois há muitas recomendações a serem feitas: gostar de tudo o que é bonito, ter flores em casa, vestir-se com zelo, ocupar-se sempre, saber perdoar, viver cada dia como sendo especial, ter compaixão. O tempo nos oferece permanentes lições que as escolas desconhecem, mas elas nos mostram que somos sempre aprendizes. É preciso de aproveitar todas elas e, acima de tudo, gravar na memória que o agradecimento a Deus é indispensável na arte de viver bem.

Lindita
Enviado por Lindita em 06/09/2015
Reeditado em 24/10/2016
Código do texto: T5373202
Classificação de conteúdo: seguro