A DIDÁTICA DO CRIME

Acho que a imprensa deve divulgar todos os casos de violência, mas sem estardalhaço. Não há necessidade nenhuma de detalhar a violência, explicando tim-tim por tim-tim, como se estivesse explicando como se comete um crime, um assalto, um estupro e etc e coisa e tal. E há ainda os programas policiais, aqueles vampiros que nas tardes ficam excitados, frenéticos e num frisson danado explicitando os atos de violência, fazendo ilações e,o pior, incitando o povo a viras justiceiro, a tomar a justiça nas próprias mãos.

Não pára por aí, ainda há as novelas onde se chega a glamourizar a violência. Chega a um ponto que os manés telespectadores começam a torcer pelos personagens bandidos.

Como se não bastasse a tevê ridiculariza as pessoas honestas,comparando-as a idiotas. É uma verdadeira didática da violência e de agressão à moral e aos bons costumes. Não é caretice, é um fato consumado.

Penso que se pode noticiar sem escandalizar, e contar uma história de violência sem glamourizá-la: Mais: não é necessário ensinar a matar, roubar, envenenar, assaltar, aplicar desfalques e nem peromover escândalos familiares.

Do jeito que está , a televisão é o ópio do povo. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/09/2015
Código do texto: T5371708
Classificação de conteúdo: seguro