Refrescando a Memória
JOGO DA MEMÓRIA Um jogo que já foi muito disputado e divulgado, ofertado e vendido. No século passado havia a opção de adquirir um jogo ou ganhar um jogo da memória, como brindes e por ofertas. Foi um jogo muito ofertado por produtos vendidos nos supermercados quando não havia hipermercados. Produtos como margarinas e refrigerantes ofereceram o jogo aos consumidores de seus produtos. Juntando selos, rótulos ou tampinhas, assim era possível obter um jogo. Comprando os produtos era possível adquirir um jogo inteiro, ou ir colecionando por partes. Serviam de jogo para uma diversão, com o uso e aprimoramento da memória. E serviam de marketing do produto, ou do fabricante.
O Jogo da Memória consistia (consiste) em uma determinada quantidade de uma espécie de cartas com desenhos estampados. Dentre as cartas, em um dos lados tem uma estampa, foto, ou desenho. Uma imagem diferente a cada par de laminas. E do outro da carta (lamina de papel, plástico ou papelão) uma imagem comum a todas as cartas (laminas). Sendo um produto (o jogo) ofertado, era comum o nome do produto ou do fabricante, na parte comum e igual em todas as cartas ou peças.
As cartas ficam viradas com as imagens diferenciadas voltadas para baixo. E os jogadores a medida que o jogo avança precisam memoriza-las: as imagens e as posições das cartas arrumadas ou espalhadas sobre a mesa. Era muito comum também praticar o jogo no chão, com os participantes sentados em volta, no chão, formando um circulo.
À medida que as cartas ou peças são desviradas e viradas novamente, cada jogador observa os movimentos do(s) outro(s) jogador(es). Cada jogador tem a sua vez e oportunidade de desvirar e virar um par de cartas ou peças. O objetivo do jogo é encontrar pares de cartas iguais, que quando encontrados, os pares passam a valer pontos e vantagens para quem encontrou. E os pares de peças encontradas saem do jogo, ficam em posse do jogador. O jogo termina quando todos os pares forem encontrados. E o vencedor será aquele que encontrou uma maior quantidade de pares. O jogo evoluiu e passou a ser encontrado em aplicativos para equipamento portáteis, como computadores e similares, podendo inclusive ser jogado on-line.
Baseado no estilo e nas regras do jogo algumas pessoas ainda jogam um tipo similar de jogo diariamente. Todos os dias, e algumas vezes por dia. Varias pessoas podem participar de um mesmo jogo. A diferença é que peças novas podem ser adicionadas no jogo, sem previa advertência aos outros participantes do jogo. O jogo pode durar vários dias. E a qualquer momento do dia ou da noite, novas peças podem entrar e sair no jogo.
Não há necessidade de uma mesa neste novo jogo, mas por vezes uma mesa perto do novo espaço lúdico pode ajudar a encontrar as peças procuradas, enquanto se desembaralha as peças superpostas e empilhadas pela frente e por trás de outros empilhamentos. O novo jogo fica sempre disponibilizado para jogar. Em uma das opções de jogo, uma lâmpada acende e o jogador da inicio a busca de peças ocultas. O jogo fica guardado dentro de um freezer ou geladeira. É composto de uma quantidade ilimitada de potes de tamanhos diversos, cores e tampas diversas. E objetivo do jogo agora é adivinhar o que tem dentro de cada pote, com a possibilidade de manter a cabeça e o cérebro refrescados enquanto se esta com olhando dentro da geladeira.
Nova Parnamirim/RN
21/04/15
Texto Publicado em:
https://twitter.com/rcardoso277/status/590655380675518466
http://www.publikador.com/entretenimento/maracaja/2015/04/refrescando-amemoria/
http://papagaiosdepiratas.blogspot.com.br/2015/04/refrescando-memoria.html