OS DRAMAS DO COTIDIANO. (QUANTO VALE UMA VIDA?).

Hoje, onze horas está marcada à prova para renovação de nossa Carteira de Motorista, que por sinal já completou um pouco mais de quatro décadas; felizmente com poucos acidentes, apenas com pequenos danos, sem necessidade da presença das autoridades que exaustivamente atendem esta área de atendimento; exceção de um, em que o motorista de um pequeno caminhão, dirigindo embriagado, bateu fortemente na parte traseira do nosso Opala, que trafegava normalmente na Avenida Afonso Camargo...

Na renovação atual, - para os que ainda não cumpriram esta nova modalidade. – tem a opção de terem as aulas numa Auto Escola, e receberem o certificado que os isenta na prova do Detram, ou estudarem a apostila, por contra própria e marcar a data da prova, - que foi a nossa opção. - o teste é composto de trinta perguntas de múltiplas escolhas; se permite errar nove respostas; aprovado na mesma hora se marca o “Teste Físico e Mental”; na realidade com destaque ao exame de vista. Cumprindo estas etapas, após dez dias se recebe a nova carteira em casa...

Isto serviu como um preâmbulo, para tecermos algumas palavras de Reflexos do Cotidiano, ao complexo assunto referente a trânsito.

Nas cidades de médio e grande porte, é comum o furto de veículos, quando são localizados por policiais, certamente cumprindo ordens de seus superiores. – quando são abordados normalmente não param os veículos, e fogem em alta velocidade, não compatível com as vias urbanas, os policiais, saem em sua perseguição e neste caso alem de porem em risco suas próprias vidas, pois a qualquer querem manter a Lei e prender o infrator; muito embora esta atitude justifique os fins, porem, o que é mais grave, pessoas, que cumprem seus deveres perante as Leis, repentinamente são envolvidos por graves acidentes, perdendo suas vidas.

Talvez, seja a hora das Autoridades reverem procedimentos; a tentativa de se prender o infrator e apreender o veículo, se nesta ação poderá resultar a perda de vidas inocentes; se esta atitude compensa a perda de vidas humanas?

Nesta semana em São Paulo, o Cotidiano escreveu suas tristes linhas; os policiais perseguindo um veículo furtado, que estava fugindo em alta velocidade, colidiu, violentamente no carro de um casal, que se dirigia ordenadamente ao seu local de trabalho, ele faleceu na hora, a esposa com sérios ferimentos foi levada à um hospital.

O veículo que seria apreendido foi totalmente destruído, o infrator faleceu na hora...

As Autoridades policiais, diante destes fatos que tem se repetido constantemente, poderiam buscar outros procedimentos, que não colocassem em risco, pedestre e condutores de veículos, que obedecem as Leis de Transito, em sem qualquer chance de defesa são envolvidos por acidentes totalmente inesperados e de conseqüências irreparáveis...

É evidente que o rigor da Lei tem que ser cumprida; mas, se a execução disto colocar em riscos vidas; é necessário se reavaliar procedimentos e quem sabe, se esperar locais mais adequados para que esta operação não resulte em sacrifício daqueles que cumprem as Leis e os seus deveres perante a sociedade...

Curitiba, 13 de janeiro de 2010, Reflexões do Cotidiano – Saul

Hoje é 04 de setembro de 2015-09-04 http://mensagensdoversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/09/2015
Código do texto: T5371125
Classificação de conteúdo: seguro