869-SORRISOS DO TEMPO - Prefácio/prólogo de livro

Prólogo ou prefácio aos dois volumes da

Edição Comemorativa de 15 anos de 1.OOO HISTÓRIAS

O TEMPO É MEU AMIGO

Brincamos juntos há muitas décadas, e nossa amizade aumenta sempre. Nessa afeição, Passado, Presente e Futuro se fundem, e me sinto à vontade para rememorar momentos que já vivi (o que é constante fonte de inspiração para meus escritos), viver o presente com toda a plenitude e sonhar – pois é sonhando que trago o futuro para o presente,

Nossas risadas e gargalhadas ecoam nos momentos de sucesso, de êxito, de felicidade, de amor. E os sorrisos de compreensão, tolerância e até mesmo de desdém (esses são raros) surgem em situações nas quais as metas não foram atingidas – ou quando o resultado não foi 100% do desejado e planejado.

O Projeto Literário Milistórias está completando quinze anos. Mais do que uma idéia de organização dos meus escritos, é a realização de um desafio que eu mesmo me propus no segundo semestre de 1999 – qual seja o de escrever mil histórias.

Este sonho, que vem sendo realizado dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, tem sido motivo de muitas alegrias expressas em risadas e gargalhadas, compartilhadas com um numero sem conta de pessoas — família, amigos, conhecidos e até desconhecidos, que se inserem, através das redes de comunicação.

Iniciado quando eu completava sessenta e cinco anos tem sido um fator importante para manutenção de meu espírito lúcido e de minha vida saudável. E que continuará além das mil histórias, pois escrever já é para mim tão importante quanto respirar e amar.

Hoje, verificando os resultados já obtidos dentro do Projeto, tenho de agradecer a centenas de pessoas que, ao longo de minha vida, me proporcionaram a base e me ajudam a manter a chama acesa.

A caligrafia caprichada de meu pai, seus desenhos de volutas, folhas de acanto e rosáceas, transformados em entalhes primorosos em madeira, foram os inspiradores de meu cuidado e amor às letras e palavras e em conseqüência, à escrita e à literatura.

A gentil e linda professora nos quatro anos de escola primária, Maria de Paula e Silva, afetuosamente chamada de Dona Marocas, eficiente e inspiradora, quando me incentivou à leitura dos livros e me colocou como presidente do Clube de Leitura Monteiro Lobato, abriu as portas para o mundo maravilhoso da fantasia e da aventura.

A poesia entrou em minha vida pelas palavras de Enny, minha esposa, quando,nos tempos doces de namoro, me incentivou a escrever sonetos. Com toda a certeza, a ternura e a meiguice de sua expressão poética entraram em mim e posso afirmar que me inspiram até hoje — e sempre me inspirarão.

Ao citar estas três pessoas, agradecendo-as agradeço também a todas aquelas que, de um modo ou de outro, me conduziram pelo caminho das palavras, dos livros, da literatura — e cuja expressão maior de reconhecimento se encontra na realização deste projeto que agora chega aos quinze anos.

Pode parecer esnobismo ou vaidade minha esta comemoração. Milhares de escritores escreveram a vida inteira, sem alarde, e produziram obras literárias em numero incalculável e em qualidade superior, recebendo consagração mundial.

Não quero, absolutamente, com isto, forçar o reconhecimento ou receber elogios. Meu trabalho é, para mim, único e reveste-se de primordial importância.

AMO A VIDA.

Amo as pessoas, a natureza, amo o tempo. Gosto de novidades e detesto a mesmice. Abraço os desafios e assim, elimino a rotina de minha vida.

Ao acolher os desafios, como forma de estimulo à vida e crescimento pessoal, sonho, idealizo, faço projetos e parto para a realização.

Minha vida profissional realizou-se completamente ao final de trinta anos de trabalho em bancos. Poderiam ser três décadas de uma vida burocrática, rotineira, cômoda e tranquila. Muito pelo contrário, foram anos de muitos projetos e realizações, dentro dos bancos e fora deles, ao mesmo tempo.

Dentre as dezenas de empreitadas e participações, a que me causa maior orgulho e satisfação foi a criação da Biblioteca Nacional de Histórias em Quadrinhos, com cerca de 4.500 volumes de revistas e livros em quadrinhos. Este acervo, doado à Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, constituiu o núcleo da gibiteca que hoje conta com mais de 20.000 volumes e é freqüentado por milhares de pessoas, a cada ano, sendo uma das mais importantes do Brasil.

GUIADO PELOS MESTRES.

É como me sinto, nessa efêmera condição de ser humano. A alma eterna, que conduz meu corpo atual, recebe as emanações de energia de entidades ou seres cuja existência sequer compreendo, mas de cuja existência tenho certeza. Uma certeza intuitiva, inexplicável, além de qualquer equação matemática ou conhecimento científico.

Fé? Assim pode ser chamada.

Experiências reveladoras me dão a convicção de minha crença: cura através de Reiki, inspiração para escrever, coragem ao enfrentar situações novas, compaixão pelo próximo — e tantas outras, que só são possíveis com a presença, quase tangível, dos Mestres ao meu redor.

Brincando com o tempo, amando a vida e guiado pelos mestres: um pouco da felicidade eterna a que todos nós podemos acessar e usufruir ainda neste breve período de existência terrena.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 27 de novembro de 2014

Conto (Cronica) # 869 da Série 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 04/09/2015
Código do texto: T5370686
Classificação de conteúdo: seguro