Você é escravo do quê?

Onde você está preso? Do que você é escravo? Da sua desconfiança extrema? Da sua confiança em excesso? Do seu preconceito? Do seu medo? Da sua insegurança? Do perdão que você não deu? Do ódio? Do rancor? Da inveja? Da arrogância? Você é escravo do quê?

Você é escravo de uma ideologia? De um partido político? De um grupo religioso? Da fofoca? Você é escravo do quê? Você é escravo das ideias de Sócrates? Buda? Marx? Você é escravo do PT? Do PSDB? Você é escravo do curso que você tem? Do seu Mestrado? Doutorado? Da sua Licenciatura? Da sua Especialização? Você é escravo das ideias de Lula? Das ideias de FHC? Escravo do comunismo? Do capitalismo? Da violência? Você é escravo do quê? Você é escravo de uma mulher? De um homem? De seus pais? Você é escravo da sua função social? Do seu status? Do seu dinheiro? Do seu trabalho? Qual é a causa de sua escravidão? Você é escravo de seu time de futebol? O seu time é o melhor que existe? É escravo de um partido ou grupo político? Você é escravo de si mesmo?

Qual é a causa de sua escravidão? Um vício? Um livro? A internet? Você é escravo de suas ideias? Do conhecimento que você tem? Você é escravo da Bíblia? Do Alcorão? Do Talmude? De Bhagavad-gita?

Você é homem? Sim? Esta parte vai para você: você sofreu uma decepção amorosa ou outra qualquer? Não confia mais em ninguém? Você afirma que todas as mulheres são iguais? Eu pergunto: você conhece todas as mulheres? Você já se relacionou com todas? Você já confiou em todas? Não? Por que você diz que todas são iguais? Por que você diz que nenhuma merece a sua confiança? Saiba que você está sendo escravo da pessoa que foi a causa de sua decepção. Essa pessoa está controlando a sua vida. Essa pessoa, em quem você não devia confiar, está fazendo com que você desconfie de todas as outras mulheres. Você já experimentou todas? Então pare de generalizar! Pare! Pare agora! Pare imediatamente! Não seja escravo!

Você é mulher? Esta parte é para você: os homens com os quais você se relacionou lhe causaram decepção? Agora você diz que todos os homens são iguais? Você conhece todos os homens? Já se relacionou com todos? Pare de generalizar! Pare agora! Pare imediatamente!

Você é escravo do quê? Você é escrava do quê? Eu sou escravo do quê?

Oriente-se! Não seja escravo! Use bem a razão! A razão nos foi dada por Deus. Mas não seja escravo dela, nem da emoção. Não seja escravo de nada! Seja livre!

De todos os textos que escrevi até hoje, este é o meu texto predileto.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 03/09/2015
Código do texto: T5368988
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.