N O V E L A S

Acho que ninguém de bom senso pode negar a qualidade técnica e artísrica das novelas da Globo, as quais são até exportadas para diversos países e fazem muito sucesso.

Mas há que se discutir se essas novelas não estariam de certa forma não só incentivando ao consumismo exarcebado de produtos e serviços, alguns completamente negativos e desnecessários, mas também tentando deletar usos, costumes e tradições ao impor um comportamento global. Em outras palavras: as pessoas com menos formação estariam contaminadas pelo virus consumistas e renunciando ao seu modo de vida. Há quem diga que só assiste às novelas quem quer, se nao gostou troque de canal ou desligue. É uma desculpa esfarrapada e destituída de qualquer tipo de seriedade.

Vejqam bem, nada tenho contra o comportamento sexual de ninguém, vale tudo entre quatro paredes, respeito qualquer opção sexual, se um dia alguém quiser casar com um jegue ou com uma vaca eu respeito. Mas acho errqado explicitar e incentivas certows comportamentos nas novelas, repetindo, açulando, incentivando, querendo de todo jeito impor como maioria o que é minoria, tornar normal o que a maioria nao entende como normal. Que se respeite as opções de cada um, mas não é necessário aqbusar da explicitação delas em tramas de novela. Não raro há cenas de novelas que constrangem a família, um pai, mãe, filhos, filhas, crianças estão na sala e, de repente, aparece o sexo explícito. Parece até uma didática do comportamento global. O mesmo em relação à violência, assaltos, assassinatos, há novelas ensinando a roubar, matar, trair e etce coisa e tal.

O mesmo não ocorre, por exemplo, na novela As Mil e uma Noites, da Band, uma bela novela, uma história linda, uma novela, pasmem, turca. Não é piegas e nem exagerada, apenas conta ama bela história sem fazwer reclame de comportamentos que,indeivdualmente são aceitáveis, mas que são errados quando forçados, explicitados, incentivados quase a pulso.

Não negop os méritos das novelas da Globo, mas elas vão terminar se perdendo por querer forçar a barra. Posso até ter exagerado um pouco mas estou falando o que sinto.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/09/2015
Código do texto: T5367997
Classificação de conteúdo: seguro