P I Q U E N I Q U E S

Hoje, decididamente, não há mais as diversões sadias de antigamente. Agora as opções de divertimento se limitam quase às festas de massa, sobretudo aquelas embaladas pelos trios-elétricos e bandas da moda. Não há mais, por exemplo, aqueles passeios, divertimentos, encontros, congraçamentos e pequenas festas criativas e sadias de antes. Hoje preferem também as chamadas "baladas".

Só pra lembrar: hoje não há mais nem os piqueniques. Talvez os mais moços, a galera dos vinte aninhos ou mais (ou menos) não saibam nem o significado da palavra piquenique (há até um filme famoso com William Holden e Kim Novak com esse título). E, hermanos e hermanas, o piquenique era um dos hábitos mais saudáveis dos chamados "ansos dourados". É muito difícil alguém na faixa dos 5O anos ou mais que não tenha participado desses piqueniques.

E o que era um piquenique? Era um passeio que as pessoas costumavam fazer, principalmente nos domingos, dias santos ou feriados, principalmente ao campo. Participavam dele várias famílias e amigos, predominando os jovens. Cada grupo levava a sua comida e se juntava aos demais e, na hora do almoço, era divida por todos. Escolhia-se um local aprazível e agradável, sempre à sombra das árvores, onde pelo amor de Deus, não houvesse formigas. Era debaixo delas que forrava-se as toalhas para almoçar e, claro, tomar refrigerantes e às vezes vinho. Mas antes, no próprio passeio, quase sempre a pé, conversava-se muito, brincava-se a valer, contava-se piadas, depois jgava-se volibol, damas, baralho, cantava-se, sempre se levava violão, pandeiro, cavaquinho, improvisava-se até danças, enfim, as pessoas se divertiam demais, relaxavam, descontraiam, retemperavam as forças. E o mais importante: os piqueniques alicerçavam amizades doradouras.

Os piqueniques eram, pois, acontecimentos importantíssimos à vida das pessoas, socializavam, educavam, civilizavam,davam uma dimensão de humanidade ao cotidiano. Quantos de nós, mais adentrados nos anos, não nos lembramos de nossa participação em piqueniques? Em alguns casos há até lrmbranças que nos fazem rir e chorar de emoção. São saudades que estão entranhadas no mais recôndido do nosso ser e uma vez despertadas nos trazem certeza de que a vida vale a pena ser vivida. Há saudades e recordações até de amores que começaram nesses piqueniques. Que saudade daquele tempo, a gente era feliz e não sabia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/08/2015
Código do texto: T5364177
Classificação de conteúdo: seguro