TERNOS E TIJOLOS

Fala-se hoje muito em corrupção. Parece até que ela é novidade no nosso país. Verdade? Não, a corrupção é muito antiga, é mais velha que as doenças endêmicas. E nunca foi só federal, mas também estadual e municipal, geral e irrestrita.

A mídia repercute somente a corrupção federal, a estadual e municipal fica em segundo plano, é considerada de somenos importância, mas é praticada do Oiapoque ao Chuí.

Eu tenho um amigo de uma cidade do sertão pernambucano que sempre conta causos incríveis de corrupção municipal. Dia desses ele contou mais um, e foi testemunha ocular. Disse que havia ido à prefeitura levar um abaixo-assinado dos moradores de uma rua pedindo o seu calçamento. Mandaram ele entrar no gabinete do prefeito, ele sentou na frente dessa autoridade, mas ficou esperando porque o prefeito estava recebendo de um alfaiete vários ternos, feitos de encomenda, eram três, um de linho, um de tropical e um cassimira. A autoridade examinou, alisou, já tinha provado na alfaiataria, e então apertou um botão chamando o secretário. Este chegou serelepe todo atencioso e o prefeito disse: - Fulano, faça um empenho pra pagar tijolos e pague ao alfaiate os meus ternos. O secretário saiu acompanhado do alfaiate que iria receber pela feitura dos ternos como se tivesse vendido tijolos à prefeitura.

Quem leu esta maltraçada pode até duvidar da veracidade, achar exagero,surrealismo, mas aí é porque não conhece a cultura da corrupção que está entranhada dentre a classe política. Mudou talvez a viração via empenho, deve ser agora no computador, licitações, sei lá... Mas a corrupção continua viva e bulindo. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/08/2015
Código do texto: T5363531
Classificação de conteúdo: seguro