TIRANDO DA RETA

Ônibus lotado. De repente o homem diz para a mulher que está sentada ao seu lado.

- Pra mim Deus não existe.

A mulher rebateu na hora.

- Como assim? Deus é o senhor de tudo. Não há coisa alguma neste mundo que não tenha sido obra do criador.

- Quero ver você provar.

- Isso tudo que você está vendo não pode ter surgido do nada. E pior: tudo não pode funcionar como funciona se não tiver alguém no comando, olhando tudo.

- Tá bom. Então os desastres naturais, a bala perdida que mata a linda menininha que passava na frente da favela naquela hora e o avião que cai com 200 passageiros foram obra deste comandante de plantão? Cara bem legal esse.

- Calma. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A menininha levou uma bala na cabeça porque alguém apertou o gatilho. O avião caiu porque o piloto vacilou, premeditou ou deu algum problema mecânico ou elétrico. São eventos que acontecem. Nisso Deus não tem parte alguma.

- Assim até eu quero ser Deus. Quando me convier, lavo as mãos e digo que foi evento. Tiro o meu da reta e fica tudo numa boa.

- Existe algo acima da autoridade divina que é o livre arbítrio. Ele respeita isso, mesmo que talvez não concorde. Depois entra em cena pra ajudar, acolher, trazer entendimento e até o perdão.

- Onde está escrito isso? Quem garante que tudo rola deste jeito?

- Sei lá, entendo assim, sinto assim. Nem tudo precisa ter lógica, explicação clara. Tem coisa que é do jeito que é. E ponto final.

- Quero ver você sentir na pele alguma grande dor e ficar nesta serenidade toda...

- Já senti uma dor. Talvez a pior de todas. Enterrei meu filho de 8 anos que foi atropelado por um ônibus e quase não sobrou nada. Foi praticamente esmagado, triturado. Tanto que tiveram que colocar areia no caixão pra parecer que tinha alguém dentro, só pra dar ideia do peso. Naquela hora, apesar de estar com a alma em carne-viva, não deixei de acreditar em Deus e posso garantir que Ele me ajudou. Estendeu Sua mão e me acolheu.

- Tá bom, isso deve ter acontecido há muito tempo e você construiu toda esta história só pra se conformar. Todo mundo faz isso.

- Engano seu. Aconteceu há exatamente uma semana.

Então os dois ficaram em silêncio até o momento de descer do ônibus. E nunca mais se viram.

----------------------------------------------------

quando puder, visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 29/08/2015
Código do texto: T5363096
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.