Reis do Recanto (127)

Com Coelho ditando o ritmo, Felipe, Sílvia, Dolce e Marlene conformam o quinteto líder de leituras recantianas nesta madrugada - ainda é breu, né Zebral e Cely? - de 28/08. E, pela ordem, é variada a composição de gêneros literários que formam essa liderança: poesia>amor, conto de terror, mensagem, conto minimalista e poesia reflexão. E as mulheres perfazem 60% dessa aglutinação.

O que surpreende é que não tem havido, já há dias, aqueles placares astronômicos de leituras, dobrando a casa dos mil pontos em dois ou três dias de inserção nas páginas do RL. Estarão descansando os titãs da leitura? Deve haver um Olimpo da literatura eletrônica que, pelo andar da carruagem, terá na poesia>amor a sua máxime expressão.

Oh, alma indormida de Bilac, de Shakespeare, de Pessoa, venham nos inspirar nesta hora que voa para a contenda boa - ou será que a invocação minha pedante soa? Bem, ao menos, a palavra ecoa, enquanto só para Adão, café Eva coa...

Dê um golim pra serpente, dona Eva, e ela que logo se ceva, e com pouco,

pela manhã, bela maçã ainda lhe leva...

Voltemos a Bilac: ele era tão espetacular nos versos, exímio compositor, quanto mau pagador. Um dia, aos farrapos, apresentou-se perante seu alfaiate, um caprichoso Augusto da Paz, para encomendar-lhe um novo terno, pois precisa participar da cerimônia de outorga de um hino, em que era fervente concorrente.

O bom Augusto negou-se à primeira investida. Disse que a dívida andava crescida, incontida. Mas Bilac tanto insistiu que Augusto não mais resistiu. E tomou a seguinte decisão: se o magistral Bilac seu nome metesse em alguma de suas composições, estavam abolidos os senões. Salutar, pra arrematar, pelo terno, nem precisa pagar. Iria de graça, perdoado, pelo favor trocado.

E não foi que 15 dias depois, sob os aplausos de numerosa platéia, Bilac foi declarado vencedor do concurso para a composição do Hino à Bandeira:

Salve, lindo pendão da esperança, salve símbolo Augusto da Paz...

Um Beijo Teu

LCoelho

Poesias > Amor 23/08/15 448

Aqui todo mundo é feliz - DTRL24

Felipe TS

Contos > Terror 25/08/15 187

CONVITE *** (A TODOS OS AMIGOS DO RECANTO) ***

SILVIA REGINA COSTA LIMA

Mensagens > Alegria e felicidade 21/08/15 186

A EX-MULHER

Dolce Vita

Contos > Minimalistas > Minicontos 24/08/15 166

Aos Sinais...

MarleneToledo

Poesias > Reflexão 23/08/15 154

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 28/08/2015
Código do texto: T5361806
Classificação de conteúdo: seguro