C R I S E S

Recordamos que antes da implantação do Plano Real, -01/07/94- em nosso país, havia uma predisposição coletiva, a aqueles que tivessem recursos disponíveis, para se aplicar na poupança, muitos até vendiam bens para usufruir dos rendimentos fora do comum: naquela época, tínhamos uma pequena empresa, apesar de todo nosso esforço, não alcançávamos um rendimento liquido comparado com aqueles que somente aguardavam o vencimento de suas aplicações, para usufruírem dos lucros dos rendimentos, sem qualquer tipo de trabalho produtivo...

Tínhamos plena certeza, que isto não perduraria para sempre; talvez isto ocorra de forma parecida, com os aplicadores nas Bolsas de Valores, onde na “Economia Globalizada”, há os especialistas em aplicações que diariamente manipulam vultosos valores, até mesmo em diferentes países, numa ciranda financeira de complexo entendimento, onde os mais ágeis, sempre tiram vantagens, parece haver a ausência de um trabalho produtivo, pois nos parece que não é preciso aguardar o balanço das empresas, e receber os dividendos com os valores de suas aplicações, isto é feito diariamente...

Isto não poderia persistir para sempre, diante das “crises” se analisa valores, onde diversos líderes manifestam suas opiniões, inclusive o atual Papa, falou que era preciso dar prioridade aos interesses espirituais, pois os materiais são passageiros.

Diante de uma grande crise, se busca encontrar soluções; não adianta culpar um país, se muitos foram coniventes, buscando tirar vantagens de um lucro fácil, não avaliando se os valores negociados eram baseados em liquides sólida, com diminutas possibilidades de perdas...

Com certeza, vai se achar um caminho, que dê mais segurança, a todo o sistema financeiro dedicado a esta área de atividade.

A visão que a Doutrina Espírita oferece, é que em todas as atividades, a ética sempre deve estar presente, se uma atividade somente é boa para poucos, é sinal que o egoísmo, que sempre vem acompanhado do orgulho está presente, isto se constitui num entrave permanente que dificulta enormemente para que o nosso mundo já estivesse numa melhor condição: Mundo de Regeneração, onde a palavra irmão fosse sinônima de solidariedade, onde o bem do nosso próximo tivesse por regra todos os atos da sociedade.

Reflexões do Cotidiano Saul 8/10/2008

Hoje é 27 de agosto de 2015...

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/08/2015
Código do texto: T5361590
Classificação de conteúdo: seguro