Aquilo

Ramon está pensativo. Há mais de seis meses não sente ‘aquilo’...

Descrever as sensações d’‘aquilo’ é complicado para ele. Já tentou enquadrá-las em vários conceitos: tédio existencial, depressão, angústia, melancolia, etc., sem sucesso. Por isso prefere chamá-las de ‘aquilo’, copiando David Foster Wallace em 'Graça infinita', que, além de ‘Aquilo’, chamava sua terrível depressão de ‘O Grande Tubarão Branco da Dor’.

Quem melhor descreveu o que Ramon sentia foi Fernando Pessoa, no 'Livro do Desassossego': “Uma náusea física da vida inteira nasceu com o meu despertar. Um horror a ter que viver ergueu-se comigo da cama”. Porém, ‘aquilo’ era diferente, um pouco mais..., um pouco menos..., com algumas sensações estranhas, que Ramon não encontrava na ficção de autores depressivos, nem em obras especializadas. Por isso preferiu não insistir numa definição. Era ‘aquilo’ e pronto.

Hoje Ramon resolveu testar sua resistência.

“Se depois do teste ‘aquilo’ não voltar, acho que posso me considerar curado”, diz para si.

São nove da manhã. Primeira parte do teste: Ramon liga a TV e começa a assistir a um programa de fofocas: “Anitta e Ludmilla fazem selfie juntas para mostrarem que são amigas”. “A qualquer momento podem nascer os gêmeos de Luana Piovani”. “Sophie Charlotte e Daniel Oliveira vibram com a chegada da cegonha”. “Britney Spears se veste de sereia e posa ao lado dos filhos”. “Antônia Fontenelle patrocina festança para o noivo de 22 anos (A festa bombou! Teve MC Nego do Borel, Valesca Popozuda, muita champanhe, whisky e várias marcas de cerveja importada)”.

Tudo isso pareceu a Ramon terrivelmente oco, vazio, tenebroso, mas seu coração aguentou bem. Sua alma não escureceu.

Segunda parte do teste: Ramon vai ao computador e assiste a uma apresentação no Youtube sobre astros dos anos 80, com fotos de quando faziam sucesso, há trinta anos, lado a lado com outras mais recentes, em que aparecem velhos e feios (alguns doentes, viciados em drogas, destroçados pela vida).

Ramon considera a segunda metade dos anos 80 (mais precisamente entre 1985 e 1991) como os piores anos da sua vida; por isso, tudo que o faz lembrar dessa época o deprime, desencadeando, muitas vezes, episódios terríveis d’‘aquilo’.

Começa o teste: Daniel San, de Karatê Kid (e vários outros atores que trabalharam no filme). Cindy Lauper. Boy George. Mark Hamill (o Luke Skywalker, de Guerra nas Estrelas). MacGyver. O piloto do helicóptero Águia de Fogo. O Michael, de A Super Máquina. Sylvester Stallone. Jean-Claude Van Damme. Os Goonies. Simony e Tobi, do Balão Mágico, etc.

OK. Só um pequeno abalo, bem lá no fundo da alma, mas leve, muito leve. Silêncio... OK. Tudo bem.

“Estou curado”, diz Ramon. (Ele sabe que não é tão simples assim, que ‘aquilo’ pode voltar a qualquer momento. Mas está feliz. Muito feliz).

Flávio Marcus da Silva
Enviado por Flávio Marcus da Silva em 27/08/2015
Código do texto: T5361537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.