O MARACÁ DA MODERNIDADE

Dizem que hoje é melhor que ontem. Quem sou eu para duvidar? O que sei é que a mídia enfeita paca o maracá da modernidade. Diuturnamente. Enfeitam tanto que até malandro vai na onda mediática.

Que fique claro que essa campanha visa apenas a expandir o mercado, tornar as pessoas consumidoras compulsivas.

E nesse tipo de publicidade enganosa o que mais funciona é aquela feita usando artistas e celebridades (fabricadas pela mídia, claro). Nessa publicidade não tem nada ruim, nem caro, nem difícil. É tudo ótimo, barato, quase de graça. Basta comprometer um pouquinho do salário e, poke!, leva-se para casa um objeto lindo, pode até não ter utilidade, mas, pombas!, foi anunciado por um artista ou celebridade da tevê. Há até a publicidade de alimentos, tudo filé de primeira qualidade, e remédios que curam na hora. As celebridades são nutricionistas e médicos, só podem ser, dada a desenvoltura com que anunciam alimentos e remédios. E ainda recomendam operadoras de internet, telefone e, claro, bancos e financeiras. Lei? Não existe porque a mídia reina soberana.

Sei não, mas fico pensando que estão enfeitando demais o maracá da modernidade, um progresso questionável. Talvez progresso requeresse uma maior defesa do consumidor. Mas isso no Brasil é fruta braba. Quem manda no país é o mercado e a mídia. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/08/2015
Código do texto: T5357589
Classificação de conteúdo: seguro