Escova de garrafa
Tudo começou em uma quando cheguei a casa. Assim que desci do carro para abrir o portão, meu vizinho que até então se encontrava sentado frente a casa dele, levantou-se e veio em minha direção sorrindo:
-Boa tarde Wal! Agora vai descansar?
-Descansar? Ah “Seu” Silvio... Mulher não descansa só porque está chegando do serviço. Agora é que começa o segundo tempo.
Ele se aproximou de mim me cumprimentou com um abraço, e depois falou:
-Wal, você me deixa plantar uma árvore na frente de sua casa? Ali!(disse apontando em direção ao quintal dele) Bem no cantinho. Quase na divisa do terreno meu e seu... É que se eu plantar na minha calçada não dá para entrar com meu carro.
-Pode sim “Seu” Silvio. Vai até enfeitar minha calçada.
Dei um “tchau” para meu vizinho e entrei.
Dias depois ao chegar a casa, “Seu” Silvio veio novamente a meu encontro e falou feliz:
-Olha “nossa” árvore. Linda. Não é?
-Que árvore é essa?
-É uma “Escova de garrafa”.
-Que nome estranho...
-Mas ela é uma arvore bonita. Você vai gostar.
-Tudo bem “Seu” Silvio. Vamos cuidar dela juntos.
Hoje, quase um ano após o plantio da arvore, ela está florida e linda: está repleta de flores e incontáveis beija flor a visitam a todo instante...
* Escova-de-garrafa é o nome popular das plantas do gênero Callistemon. Este gênero possui 34 espécies catalogadas, sendo que a grande maioria delas é originária da Austrália. As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.