AS MAZELAS DO BRASIL
AS MAZELAS DO BRASIL
“Repara o sol que é - luz sublime e infatigável – O Céu a constelarem-se em turbilhões de estrelas, novas pátrias de luz, exaltando a esperança”. (Chico Xavier).
Os tempos dramáticos em que vivemos têm distanciado o homem do verdadeiro sentido da vida, fazendo-o oscilar entre o materialismo macabro e a indiferença que os leva à deriva e os deixa mais longe da direção que lhes é destinada por sua natureza divina, através de Deus. É fundamental e importante fazer brilhar a luz das religiões. Se todos os homens usassem seus neurônios para o bem seria maravilhoso. Cada célula cerebral pode trocar 1 mil a 10 mil impulsos nervosos com outro neurônio. Mas, depende de como se dá a estimulação e o uso de vários sentidos ao mesmo tempo, acrescido de uma estratégia que visa o aumento de tais comunicações. Nesse processo nascem as neurotrofinas, nutrientes naturais do cérebro, quanto maior o número de conexões, mais aceleradamente é transmitido à mensagem deixando a mente sempre ativa. Vamos fazer - bom uso de nossos neurônios para que possamos ser compreendidos melhor. Cliente só presta levando na pauleira, visto que diante de tantas reclamações, em pesquisa recente 67% dos clientes do comércio se dizem satisfeitos - pesquisa que não convenceu comerciantes. Meliantes trocam “Modus Operandi”, agora estão assaltando com mais constância as vãs e os transportes alternativos. Assalto em topique resulta em troca de tiros entre policiais e assaltantes e um estudante morre em conseqüência desse tiroteio. A vitima fatal foi o estudante Antonio Nelton Farias de Susa, 24 anos. Elucidado morte de ex-PM integrante do suposto grupo de extermínio. Companheiro da testemunha Ana Bruna foi morto por vingança, pois havia eliminado um cigano, em Caucaia região metropolitana de Fortaleza. Antonio Feitosa é cunhado do cigano e foi assassinado pelo ex-policial militar, Reginaldo filho de Antonio Feitosa vingou a morte do Pai exterminando o ex-PM Ademir.
Esse caso vai longe Delegado Jairo Pequeno. Traficantes presos com cocaína em hotel em Fortaleza, 5, 4 quilos do produto foram apreendidos pela Polícia Federal. O garimpeiro Daniel Alves, 39 anos, do Mato Grosso do Sul e o maranhense José Henrique Oliveira de Almeida, 39 anos, foram detidos com a droga escondida num fundo falso de uma bolsa. Violência cresce no interior do Estado – pistoleiros matam pai e filho no vale jaguaribano. Nem os condomínios estão seguros: dupla invade condomínio e rouba carro. Falsos funcionários da Coelce (Companhia de eletrificação do Ceará) cobram taxa por tarifa social. O que falta para os meliantes inventar para continuar enganando os incautos? “Luz para todos” já atendeu a 65 mil famílias no Ceará. Agricultores investem na criação de tilápia. Futebol cearense é fracasso total no brasileirão. República Tcheca quer ampliar laços com o Ceará. O embaixador Vláclav Hubingerm está no estado para reunir-se com representantes do setor exportador local. O filé do negócio é a castanha do caju e o setor têxtil. ONG aponta falta de privacidade na internet são os aproveitadores que querem levar vantagem em tudo, usam a capacidade intelectual para o mal. Empregos temporários aumentam no período de alta estação. Ministério Público na apuração da máfia do consignado. Que país para ter corrupção, está pior do que a máfia italiana. Que tristeza: “apenas 40% dos alunos que conseguiram concluir a 5ª. - série consegue ler”. Que vergonha meu Deus! Comissionados têm aumento de 140% e os barnabés estaduais apenas uma merreca de reajuste de 3,5%, injustiça total. Ainda existe teto salarial? 1.038 membros do Ministério Público recebem acima do teto, que coisa escabrosa. Polícia Militar prende assaltantes em topiques. Regina Marshall colunista do Diário do Nordeste ganha para mostrar gente feia. Ô povo feio! Crédito do Banco do Nordeste beneficia trabalhadores rurais. Censo no combate à pobreza, declaração do milênio. A pobreza somente poderá ser combatida se houver vontade política, educação e emprego para a população carente, afora isso é utopia. O pão nosso de cada dia terá aumento, coco é usado como produtos de artesanatos. Obras do Extra da Parangaba estão paralisadas por determinação da justiça, problemas com pagamentos de indenizações.
Polícia vai indiciar pelo menos 15 do suposto grupo do extermínio – relatório final deve ser apresentado o mais rápido possível ao secretário de Segurança. Mulher é presa em Boa Viagem por aliciamento de trabalhador. É o pobre sugando o miserável. Exército incinera oito mil armas no Ceará, mas os bandidos continuam armados até os dentes. Violência no Iraque: explosão de caminhão mata pelo menos 65 pessoas, que brutalidade sem fim senhores. Inédita: Vaticano cria os dez mandamentos para o trânsito. Empresas portuguesas destinam ao Ceará R$ 1 bilhão para investimento em energia eólica. Proprietário de banda de forró é assassinado. O empresário piauiense Pedro Oliveira Filho, dono da banda de forró “Forrozeiro Todo” e de uma empresa de confecções no Montese foi assassinado - estava desaparecido há dias. Pistolagem teria sido o motivo do crime. O empresário já teve envolvimentos com a polícia e a justiça. Caos sem limites e sem jeito leva superlotação para o Instituto José Frota. Muitos pacientes estão recebendo atendimento nos corredores do hospital, e os impostos que pagamos vão para onde? Verbas para uso nos portos não saem. A energia eólica é um tipo de energia gerada pela força dos ventos, enquanto, a luz solar pelo sol. Qual seria a mais viável para o Ceará, pois temos sol o ano inteiro e o vento em determinadas épocas. Mesmo que a maioria dessas usinas seja localizada próxima ao litoral onde sopra uma brisa forte a às vezes amena. Estrutiocultores questionam preço do casal do avestruz no Ceará. Incentivo muito caro não dá pé. Planejamento estratégico para a criação de avestruzes, senão muita gente entrará de ralo abaixo. Sitio Caldeirão em Juazeiro do Norte será restaurado e vitalizado. Já estão pensando na beatificação do padre Cícero. Orçamento federal o desafio de aumentar a transparência, normalmente eles são opacos. Maiores de 65 anos podem ter prioridade em precatórios. Conselho de ética investiga acusações contra Renan Calheiros. Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do apagão aprova relatório parcial. Escolha de profissão exige reflexão, paciência e sabedoria.
Aprovado teto para o auxílio-doença, alteração na forma do cálculo é a principal novidade no projeto aprovado. Parque de Jericoacoara terá saneamento básico. Seis medidas provisórias trancam a pauta do plenário. Rádio debate crimes virtuais. Homofobia a palavra do momento. Pregão eletrônico é arma contra fraudes, senadores reagem a declarações de Chavez, presidente da Venezuela. Crime organizado aumenta e melhora suas estratégias para deixar as autoridades policiais em palcos de aranha. Rir, rir, rir. O bom humor oxigena o cérebro e atrai novos amigos. Não perca as chances de contar piadas, dizer bobagens e soltar gargalhada, mas cuidado podem lhe chamar de palhaço.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ACADÊMICO DA ALOMERCE