MUDAR SEM POÇÃO MÁGICA

- Sou um novo homem.

Declarar algo assim num tom solene soou meio esquisito.

- Não existe este negócio de novo ou velho. Estamos nos modificando a todo instante, ninguém será o mesmo o que era há dois dias.

- Você não está entendendo. Não falei isso no sentido filosófico, teórico. Eu mudei mesmo. Estou bem diferente daquele cara que você conheceu.

- Tá bom, finge que acredito. Diga qual poção mágica tomou pra se modificar tanto assim. Conta o segredo, conta vai.

Então os dois ficaram em silêncio por alguns instantes. Era a deixa para o primeiro organizar seus pensamentos pra poder detalhar com clareza suas ideias.

- Não teve poção nem mágica alguma. Estou fazendo terapia de grupo há algum tempo e isso tem permitido rever alguns comportamentos a partir dos depoimentos dos outros pacientes.

- Quer dizer que um bando de loucos se fecha numa sala pra contar suas pirações e isso vai ajudar alguém a melhorar? Bobagem, este negócio de terapia é só pra encher o bolso do terapeuta de grana e fazer vocês perderem tempo. Desde quando o grilo do outro poderá ajudar você? Cada um tem seus problemas e deverá se virar pra resolvê-los. Você pode fazer coisa bem mais útil, caminhar, ler, viajar e até trepar.

- Em primeiro lugar não é um bando de loucos. São pessoas como eu ou você que têm suas dificuldades e decidiram compartilhá-las para tentar superá-las. Não pense que é fácil, mas é possível. Se a gente fica guardando nossas mazelas, a coisa vai aumentando de tal modo que um dia estoura. O papel do terapeuta é fazer a moderação no grupo e passar suas observações sobre o que é colocado pelos seus integrantes aplicando seus conhecimentos técnicos e vivências - inclusive adquirida de outros grupos.

- Ainda acho que é perda de tempo. Ninguém muda. Cada um é do jeito que é, com seus caroços, encardidos e partes mal resolvidas. Quem quiser conviver com a gente que aceite este jeito de ser. Ou vá procurar outra pessoa.

- Todo mundo poderá mudar quando quiser e se propor a lutar por isso. Não é coisa que acontece de uma hora pra outra. Mas é possível. Acreditar nesta mudança é o primeiro passo. O segundo é tentar se ver de outro ângulo. Neste ponto a terapia será uma mão na roda. Porque todos os integrantes do grupo estão lá com o mesmo objetivo - melhorar de alguma forma. Reconhecer que.algumas coisas não estão bem ajuda bastante.

- Conversa fiada. Você tem como provar isso?

- Tenho. Se este nosso papo tivesse ocorrido há algum tempo, eu ficaria puto diante das suas colocações, já que raramento aceitava posição contrária à minha. Era o que eu achava e ponto final. Agora estou reaprendendo a ouvir, a argumentar, a aceitar a opinião do outro sem ficar emburrado ou querer virar as costas e ir embora. Isto é mudança. Mudança profunda, que mexe com a razão, com a emoção, com tudo. Acho que sem a terapia teria reagido diferente.

- Vamos ver se não é fogo de palha. Quanto tempo você pretende manter vivo este "novo homem"?

- Como disse, não é fácil. Posso ter alguma recaída e ter de novo aquela reação antiga de brigar logo de cara. Mas uma coisa posso garantir: quero ficar melhor. Quero ser um cara melhor. E vou ser, com certeza um dia.

Nesta hora, o outro virou as costas e foi embora.

--------------------------------------------------------------

quando puder, visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 23/08/2015
Código do texto: T5356439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.