Nem sempre a melhor solução é a escolha mais fácil
 
Quantas vezes ouvimos a frase que fulano deveria ter feito isso ou aquilo, que era melhor dessa maneira e não daquela outra.As escolhas sejam quais forem sempre trazem consigo um sentimento de tristeza e comoção, muito embora, alguns neguem, faz parte do processo.Situações conflitantes e difíceis exigem muito esforço e coragem para se escolher e quanto faz-se a opção,fica-se com o sentimento de arrependimento.Quanto mais recursos internos possuirmos, mais chances temos de conseguir lidar com escolhas drásticas e polêmicas.

Há pelo menos 2 anos tive contato com uma família, onde o patriarca encontrava-se hospitalizado, devido a um cancer de esôfago, em fase terminal.Os 3 filhos e esposa se revezavam junto ao leito do doente, presenciando seu calvário e todos estavam em frangalhos, emocionalmente falando. Com o arrastar dos dias, a situação que já era péssima , piorou ,o estado de saúde ficou deplorável e foi preciso ligar os aparelhos para mantê-lo vivo. O médico descartou qualquer possibilidade de melhora no quadro, e a situação era terrível. Diante dos fatos , da angústia da família e do quadro irreversível, houve a decisão por desligar os aparelhos. Não foi uma escolha fácil, não, houve desentendimentos, troca de acusações, tudo que estava velado veio á tona.E por fim , quando todos membros da família,  se conveceram que era o melhor a ser feito, foi assinada a autorização  e a vida abreviada, pondo fim a uma lenta agonia.
 
Outra ocasião, um casal de filhos, com seus trabalhos, cônjuges e toda responsabilidade familiar que temos, viu seu mundo desabar quando a mãe veio a sofrer um AVC, o que a impossiblitava de andar, falar, até de se alimentar, usando sonda necessitando assim de cuidados dia e noite. A vida dos filhos mudou radicalmente, o caos instalou-se em suas vidas, houve brigas e discussões acerca de quem ficaria com a responsabilidade de cuidar da genitora. Dificílima situação, pois ambos, casados e com suas vidas aos trancos e barrancos, sem recursos financeiros para pagar para uma ou duas pessoas cuidarem da mãe.Toda situação e todos os percalços levaram-nos a provisoriamente, deixa-la em um asilo. Coitados!!!
Foram estes criticados, achincalhados e agredidos verbalmente por aqueles que sempre sabem o que fazer mas nunca o fazem. Eu, que conheço os irmãos, sei que eles não tinham alternativa e que sofreram com o episódio. Foi angustiante vê-los naquele estado,um período cheio de amarguras e dissabores para os dois, ainda bem que a estadia dela no abrigo de idosos foi temporária, depois eles conseguiram se reorganizar financeiramente e prover uma cuidadora para a mãe.
Isto posto, temos, que escolher nem sempre é facil e muitas vezes a melhor solução para o caso, traz muita dor e problemas para todos envolvidos.

 
Nunca saberemos quando seremos testados em nossas vidas, pois fazemos escolhas constantemente, mas se nos dispusermos a melhorar nossas percepções acerca do mundo , veremos que muitas pessoas passam por situações drásticas e são críticadas por suas opções. O que é um erro pois deixamos falar mais alto nessa hora  o bom e velho preconceito.
 
 
 
 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 23/08/2015
Reeditado em 07/10/2018
Código do texto: T5356432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.