CRIMES QUE COMEÇAM COM MORDIDAS
Você estaciona e lá vem um achacador, que pode evoluir de um sorriso para uma agressão física em segundos.
Você pode ser moço, moça, tio, tia, tiozinho, tiazinha, meu querido, minha querida, mas a melhor bajulada sempre é:
- Padrinho (ou madrinha), pode deixar que eu cuido o carro! Dai em diante é travado um diálogo como se fosse uma negociação com um sequestrador. Alguns chegam ao ponto de dizerem cada asneira, tipo - eu só trabalho com pagamento adiantado. Sempre arrancam de 5 reais, mas dependendo do local as vezes chegam aos 100 reais. Se você engrossa vem a ameaça:
- Depois o carro aparece arranhado ou arrombado o problema é teu.
Chega de balela e vamos retornar no tempo, precisamos encontrar o maldito que inventou de legalizar este achacamento rotulado de profissão.
São as Lei 6.242, de 23/9/1975 regulamentada pelo decreto 79.797, de 8/7/1977.
Qual teria sido a motivação do governo ao aprovar tal regulamentação? De prima pensei que fosse para acobertar a atividade de agentes dos serviços de inteligência que fervilhavam por ai em plena dita dura, mas não tão dura assim, mas depois refiz meu pensamento, pois se eram da inteligência ao registrarem-se na delegacia do trabalho existentes nas localidades deixavam de ser discretos, uma das características dos agentes de espionagem.
Será que o Presidente Geisel ou pelo menos um dos Ministros que assinaram tamanha besteira o Jorge Furtado e Arnaldo Prieto, tinham algum familiar que se dedicava aos achaques?