HETEROGENEIDADE DAS RAÇAS.

A diversidade das raças nada tem haver com inteligência. Ela, - a inteligência. - é atributo da alma. Nossa humanidade, num passado bem recente, discriminou o ser humano pela cor de sua pele; julgando-os como raça “inferior”, que, pasmem! Não tinham “alma” e existiam tão somente para “servir” os que tinham o mando do poder econômico, estes, na maioria das vezes de descendência européia eram “cristãos” convictos e freqüentavam os “cultos” semanais; ledo engano, em que as atrocidades ignóbeis eram praticadas; “semeaduras” impensadas, mas com colheitas” obrigatórias, mesmo que fosse a outras vidas; para finalmente aprendessem que perante o Supremo Criador, todos fomos criados iguais, independentes da cor de nossa pele, que certamente é mais uma questão do próprio clima, em que a cor negra é uma proteção em função do clima mais quente...

A heterogeneidade das raças, num longínquo passado ocorria de modo mais acentuado; com o crescimento populacional, os modernos meios de comunicações, facilitaram que estes “tabus” fossem sendo superados, e acabaram ocasionando este “intercâmbio” de raças as tornando mais” homogêneas “...

Em função disto nos causa estranheza as “quotas” em vários seguimentos da sociedade, não deixam de ser algo discriminatório, como se o ser pela cor de sua pela, fosse “menos inteligente”; quando temos um Ministro do Supremo Tribunal, negro, que sempre estudou em escola pública, galgar a Presidência da Suprema Corte; isto nos dá o que pensar e rever os nossos conceitos...

Se há dificuldade de quem estudou em escola publica passar no vestibular das universidades federais, é preciso aprimorar o seu ensino; se quem teve recursos para estudar em escola particular, - levando nisto vantagens. - porque não contribuir com um valor que beneficiaria o ensino como um todo? Talvez neste caso, poder-se-ia reservar uma porcentagem de vagas, não pela raça, mas em função atual “deficiência” do aprendizado público...

São questões de grande complexidade em que é difícil se chegar a um consenso; mas que certamente se encontrará soluções com o aprimoramento do próprio regime democrático.

No CAPÍTULO III (CRIAÇÃO) DIVERSIDADE DAS RAÇAS HUMANAS. (O Livro dos Espíritos.) Na pergunta 52 Allan Kardec indaga: - De onde vêm as diferenças físicas e morais que distinguem as variedades de raças humanas sobre a Terra? A entidade espiritual questionada deu a seguinte resposta: - Do clima, da vida e dos costumes. O mesmo ocorre com dois filhos da mesma mãe que, educados um longe do outro e diferentemente, não se assemelhar em nada quanto ao moral.

Na pergunta seguinte, (53) o Codificador indaga: O homem nasceu sobre diversos pontos do globo? - Sim, e em épocas diversas, e isso é uma das causas da diversidade de raças; depois os homens, em se dispersando sob diferentes climas e aliando-se a outras raças, formaram os novos tipos. *

Em complemento a mesma pergunta Kardec questiona: Essas diferenças constituem espécies distintas?

- Certamente que não, todos são da mesma família; as diferentes variedades de um mesmo fruto impendem que pertençam à mesma espécie? *

54 – Se a espécie humana não precede de um só, os homens devem deixar por isso de se reconhecerem como irmãos?

Resposta: Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e também ao mesmo fim. Quereis sempre tomar as palavras literalmente.

*O negrito é nosso.

Estas Reflexões são em decorrência do Caderno Vida e Cidadania, de Domingo, 2 de dezembro, com o título Inclusão Racial; Política de cotas geral e irrestrita. Da Jornalista Bruna Maestri Walter

Curitiba, 4 de dezembro de 2.012 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net. ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/08/2015
Código do texto: T5353876
Classificação de conteúdo: seguro