A VIDA É UM BARATO

Acho que viver não é perigoso como dizia Guimarães Rosa pelo voz de Riobaldo, Não, não nego os perigos da vida, são demais os perigos da vida como diz o samba de Vinicius e Toquinho. Sei que há as dificuldades, obstáculos, injustiças, tristezas, desalentos e o escambal.

Mas, por outro lado, há tanta coisa boa na vida que viver é um grande privilégio. Uma dádiva de Deus. Sim, há questionamentos nas horas de baixo astral. Por que não nasci rico? Por que sou pobre? Por que sou feio? Por quê...

Vejam bem, às vezes bate o desalento devido à ambição, o olho grande, a inveja. Há ´pessoas que não crescem e nem se realizam porque vivem invejando o próximo. Ora, fazendo isso esquecem de viver sua própria vida. Para ser feliz não é preciso ser rico e nem bonito. De jeito nenhum. É preciso apenas deixar a vida nos levar, como diz o samba. Viver e deixar os outros viverem.

Não, não estou pregando o conformismo. Pelo contrário: acho que cada um deve lutar para progredir, mas sem tentar derrubar o outro, acho errado viver apenas em função do lucro, do sucesso, da vaidade. É preciso viver. E viver de verdade, esgotando tudo que a vida nos concede, raspando o cororó da panela da vida. Viva a vida. A vida é um barato. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/08/2015
Código do texto: T5353368
Classificação de conteúdo: seguro