O NOVO VELHO DE SEMPRE...

As manifestações iniciadas em junho de 2013, a meu ver impulsionada pela campanha dos professores municipais de São Paulo, que chegaram a 4.000 em frente à prefeitura, deu o tom, o impulso. Mas isso são especulações minhas. O movimento pelo passe livre queria ser liberto de partidos, apartidário, contra todo o Poder constituído, bonito mas sem direção definida, o que estava muito além dos 0,20 centavos de aumento nas passagens urbanas, metrô e ônibus, com certeza. O movimento mostrou sua impetuosidade, sua força, e, a princípio, repudiou bandeiras sejam de qual cor fosse. Seus manifestantes estiveram à frente da prefeitura em atos de vandalismo explícito, também em frente ao palácio dos bandeirantes do governo tucano, demonstrando independência de partidos. A febre estendeu-se pelo País todo, televisionada em tempo real, não se direcionavam contra o Planalto ( em 2013 a Operação Lava Jato não tinha a mídia cotidiana e os holofotes de hoje, talvez nem tivesse existido, ainda, tampouco a crise econômica tinha mostrado suas garras no Brasil), mas contra tudo e contra todos, relembremos as cenas em frente ao Congresso Nacional, as depredações ocorridas em prédios públicos no Rio de Janeiro...

As manifestações foram alimentadas pelos oportunistas de plantão, que chegaram a título de "apoio" estrutural com seus aparatos logísticos, e botaram guizo na manada, e, mais espertos, no último dia 16 de agosto, passados já mais de dois anos, perderam o pudor e se expuseram, até chamando em horário eleitoral pela tv e rádio, tudo como se fosse uma continuação de antes, o direcionamento, ressuscitando fantasmas de vários matizes, artistas à margem da mídia querendo carona nos flashes, saudosistas dos milicos, a bandeira do Brasil império chegou a ser mostrada pelos partidários do reinado, e, pasmem, declaração de jovens filiados aos camisas verdes do falecido Plínio Salgado, a nossa expressão verde amarela do fascismo...Enfim, uma linguiça mista iguaria ao sabor de cada qual, mas já sem a independência de antes, teve um foco, golpista, inconstitucional, mas disfarçado democraticamente, capitaneado pelos Velhos, travestidos de Novos, os mesmos que fazem a política desde os primórdios do Brasil colônia, resquícios das Capitanias Hereditárias... E a expressão popular, antes independente foi rotulada, e os Corruptos comandantes levantaram as bandeiras contra os Corruptos adversários, tudo sob o beneplácito das massas, inocentes e manipuladas hoje e sempre...