S I M O N E

Fico perplexo e revoltado com o esquecimento a que são relegados grandes nomes da nossa MPB. Basta não ser mais jovem e, pronto, é posto de lado. Um absurdo que não sucede em países em que a cultura é levada a sério. Detalhe: o absurdo ainda é maior porque a música brasileira de verdade tem muito prestígio no exterior. Aqui é o inverso, em vez dos grandes nomes a mídia prioriza o bagulho, tipo Luan Santana, Anita, Wesley Safadão, Paula Fernandes...

Poderia enumerar dezenas de grandes nomes da nossa MPB que estão nesse ostracismo forçado, boici

boicotados pela máquina que manda na divulgação, por esse modismo burro e irracional. Vou citar apenas uma cantora, uma das grandes cantoras do Brasil: Simone. Cadê Simone? Não toca no rádio, nem na televisão e não se tem notícia de shows dela pelo país. Posso estar desinformado, mas não leio nada sobre ela faz tempo.

Sinto falta de Simone no cenário musical que ela marcou indelevelmente. Lembro da primeira vez a que assiti um show dessa grande cantorqa. Foi no Teatro do Parque, em Recife, me parece que no final dos anos 7O, era o Projeto Seis e Meia. Ela se apresentava com outra cantora, a compositora Sueli Costa, e em dado momento as duas se beijaram. Foi um auê danado, esse tipo de carícia pública naquela época provocou um frisson, passaram meses falando no assunto que dividiu as opiniões. Foi no meio de uma música famosa, da própria Sueli Costa e a letra, salvo engano, é de Abel Silva. O trecho da música que ensejou o beijo ficou famoso: "ASó uma palavra me devora, aquela que meucoração não diz".

Simone sempre foi um mito em Pernambuco, creio que em todo o país. Depois estourou com a música de Chico no filme "Dona Flor e seus dois maridos", a música era "O que será que será que vive sussurando...". Ela cantou Gonzaguinha, Vandré, Ivan Lins e arrasou no país com uma musica de Paulo César Pinheiro, "Tô Voltando". Cantou também Roberto, Isolda, Martinho da Vila... E arrebentou a boca do balão com dois sambões, "O Amanhã", da União da Ilha no desfile de 78(?), de João Sérgio, e "Por um dia de Graça", de Luis Carlos da Vila, este um samba "felomenal", como diria o Giovanni Improta.

Que aís é este que esquece uma cantora do nivel e carisma de uma Simone? Detalhe: ela foi antes jogadora de basqute. Uma Diva da MPB. Volta Simone! Urgente.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/08/2015
Código do texto: T5351307
Classificação de conteúdo: seguro