DIA DO PÃO DE QUEIJO
Fiquei sabendo que hoje é o “Dia do Pão de Queijo”, essa guloseima saborosa inventada por nós, mineiros, muito apreciada aqui nas Gerais e alhures. Acompanhado de um café preto e bem quente, então, é deveras uma gostosura.
Em todos os lares aqui se come o pãozinho, tanto na capital como no interior, não é mesmo, Maria Mineira, ilustre professora e poetisa da “Serra da Canastra”?
De 10/11/1982 a 08/11/1985 morei em Fortaleza/CE, com minha mulher Maria Mari e os três filhos, Cássio, Ana Claudia e Daniel, gozando as delicias das praias e da hospitalidade do povo da terra de Iracema.
Um belo dia, voltando da Praia do Futuro, passamos defronte à “Casa do Pão de Queijo”, no bairro da Aldeota, que me chamou a atenção. Estacionei ao lado, adentramos o estabelecimento, provamos e aprovamos o quitute.
Na saída, bati um papo com o proprietário e fiquei sabendo que ele era meu conterrâneo, tendo vindo para o Ceará por motivos de saúde da sua esposa, conforme recomendação médica.
Ele então teve a idéia de instalar a “Casa do Pão de Queijo” e acertou na mosca, a esposa recuperou a saúde, seus filhos se entrosaram na escola, novos amiguinhos e ele, um ex-bancário, se tornou um prospero comerciante graças ao pão de queijo.
Justo no Ceará, terra de boa comida, de muitas frutas, iguarias, de peixes, camarões, lagostas, sorvetes, artesanato e redes, muitas redes para balançar o esqueleto!...
-o-o-o-o-o-
B.Hte., 17/08/2015