LIBERDADE, VÍRGULA

Concordo que a liberdade é tão importante para o homem quanto o ar que ele respira. Não se vive sem aspirar à liberdade. É o norte, a meta, o desejo, a necessidade do homem.

Mas aaahá mesmo liberdade total? A liberdade não estaria subordinada`a um conjunto de circunstâncias? A liberdade não seria mais uma figura de retórica?

Quem é verdadeiramente livre, se um depende do outro? O homem, na realidade, vive cercado pelqas circunstâncias, sitiado. Heródoto, o grande historiador, disse: "São as circunstâncias que governam os homens, não os homens que governam as circunstâncias".

Vejam bem, como ser livre se temos nossas famílias e suas demandas e problemas? Como ser livre se estamos à mercê do estado? Como ser livre se somos dependentes de um sistema que existe ao nosso redor? Na verdade, somos monitorados diturnamente por uma espécie de tornozeleira virtual, controlados por nossas circunsâncias.

Tem mais: já nascemos programados e com uma certeza, temos um prazo de validade, a nossda finitude são favas contadas. E vivemos também em função de conter nossos arroubos porque talvez no outro plano de vida, se houver, não tenhamos o benefício da delação premiada para reduzir nossas contravenções. Liberdade, vírgula. Não existe liberdade total, no máximo uma liberdade condicional. O resto é conversa mole. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/08/2015
Código do texto: T5349666
Classificação de conteúdo: seguro