Muda-se o técnico, mas o time continua a jogar sujo.

Quando se tem uma equipe que não vai bem em determinado campeonato, o ideal é fazer uma análise detalhada de quem está comprometendo o rendimento daquela. Mas no Brasil, nós temos a péssima mania de sempre fazer o técnico pagar o pato, mesmo quando o problema está na falta de um bom elenco em campo. Por isso, vira e mexe sofremos um chocolate alemão.

Fiz essa breve introdução comparativa, porque observo que uma grande parte dos manifestantes também pensa dessa forma... Como se tirar um, fosse resolver o problema de todos!

Nós já vimos, de uma forma bem drástica, que esse muda muda de técnico não é o suficiente para melhorar um time, quando não se tem bons jogadores. É preciso ficar atento aos jogadores laterais que comem pela beirada, aos que partem para o ataque com o objetivo de ganhar no medo, aos que ficam na defensiva só esperando a “bolada entrar” e aos que ficam ali no meio de campo, ora atacando, ora defendendo, a depender da propina mais convincente. Ops, proposta mais convincente*.

Urge pensarmos na equipe como um todo. Só dessa forma poderemos começar a vencer de fato e não mais passar vexame perante o mundo.

O torcedor-eleitor precisa perceber que se o time todo joga sujo, não adianta tirar o técnico. Fazer isso é jogar a sujeira para o debaixo do tapete. Falando em tapete, tem muito jogador que gosta de ganhar no tapetão, nem que para isso tenha que tirar o técnico da jogada para o seu time continuar do jeito que ele quer: recebendo bolada no primeiro, segundo... o tempo todo.