OS PROBLEMAS DA MODERNIDADE E OS DESAFIOS PARA SOLUÇÕES...

Um dos grandes desafios do século XXI é a questão do lixo. As cidades

- com população maior. – estão enfrentando sérios desafios; com o crescente lixo urbano; produtos que há alguns anos atrás não existiam, mas, com o avanço as novas tecnologias industriais, foram induzindo as “necessidades” de uso, mudando comportamentos, que certamente dão mais conforto ao usuário, porem estes hábitos novos vem tornando a questão do lixo, um sério problema ao meio ambiente, afetando mais os grandes centros urbanos; terão este desafio maior; que fazer com tanto lixo?

Os grandes aterros sanitários com o passar de alguns anos esgotam seu espaço útil de uso. – como no caso o de nossa cidade; que está gerando polêmicas; onde se construir o novo aterro sanitário; muitos municípios se negam a receber, outros estão propensos; pois o uso de novos processos de reciclagem pode gerar empregos... –

Nossas reflexões sobre este importante assunto, não é somente apontar problemas, mais dentro do possível, mostrar soluções paliativas; pela manhã ao ser feito o café, normalmente a grande maioria se usa o filtro de papel; ficamos imaginando que talvez, em nossa cidade, mais de um milhão de lares tenham estes mesmos procedimentos; que quantidade enorme de filtros de papel será levada aos aterros sanitários; o mais comum é se fazer o café duas vezes ao dia; se pelo menos uma usarmos o antigo coador de pano, tem o mesmo efeito do filtro, com a diferença que pode ser reutilizado de um a dois meses; - a venda em supermercado, pelo preço quase idêntico a um caixa de filtro de papel. – com este simples procedimento estaríamos diminuindo em 50% seu uso.

Fraldas descartáveis.

Bem sabemos que as mudanças de atitudes não é tarefa fácil, pois há um condicionamento das mães para sistematicamente usarem as fraldas descartáveis, pela sua praticidade, todavia se constitui num sério problema ao meio ambiente; - segundo alguns demoraria 500 anos para se desagregar... – se os pais fizessem um esforço para intercalarem o uso das antigas fraldas de pano; talvez ao exemplo dos filtros de papel para coar o café, poder-se-ia diminuir em 50% o seu uso, e o meio ambiente agradeceria...

A modernidade criou hábitos que num passado não muito distante não existiam, e as pessoas usavam alternativas, com o mesmo resultado, embora isto desse um pouco mais de trabalho, porem, onerando bem menos o meio ambiente...

Não é fácil optar-se por mudanças, quando a sociedade se condiciona as certas atitudes; exigem esforço, decisão e vontade de se modificar os comportamentos, que resultará diretamente na melhoria de nosso meio ambiente.

Há outras atitudes simples, porem, benéficas; nas grandes cidades; trocar o transporte individual, pelo transporte coletivo; nem sempre isto é fácil, todavia, se muitos aderirem, se manifestando junto às autoridades competentes, certamente poderá até haver uma melhor oferta de transportes coletivos; melhorando o quadro ora apresentado; ocasiões em que o excessivo número de veículos, congestiona as ruas; e dificultando enormemente o seu uso, aumentando o stresse de seus condutores...

Outra atitude positiva, seria reciclar em maior escala o lixo doméstico, poder-se-á atingir porcentagens bem maiores que as atuais; é preciso um grande esforço em conjunto, pelos administradores, incentivando a coletividade a participarem das metas a serem alcançadas de pelo menos 90%, o que daria um grande alívio ao meio ambiente,

O grande vilão do lixo urbano das grandes cidades, que é o entulho das construções, - corresponde a um terço dos lixos das grandes cidades. – felizmente, estão em grande parte sendo reciclados e aproveitados; o mesmo ocorrendo com os pneus; um setor da Petrobras os usa, para produzir uma melhor qualidade de asfalto, que da maior durabilidade as rodovias.

Cremos que este século é o de grandes mudanças de comportamentos, para melhorar o nosso meio ambiente; e os que nos sucederem haverão de encontrar um mundo melhor, com menos problemas; este dispertamento das questões ecológicas refletirá em tudo que nos cerca, onde o respeito à vida na sua forma mais simples e mais complexas, será as novas diretrizes que marcará o dia-a-dia do ser humano.

A Lei do Progresso, por ser uma Lei Divina, a todos envolverá.

Reflexões do Cotidiano, Curitiba, 7 de outubro de 2009 – Saul

http://mensagensespiritas.zip,net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/08/2015
Código do texto: T5348523
Classificação de conteúdo: seguro