Pecado capital

As irmãs enclausuradas do Mosteiro das Macaúbas, do município de Santa Luzia, MG, vão fazer um passeio inabitual: com a permissão excepcional do Prelado - que é mais do que um Rei do Gado - vão fazer uma visita a Pitangui, também MG, cidade tricentenária, por algumas horas.

Na programação, missa dos consagrados, um almoço, e pouca coisa mais, tempus fugit num zás-trás. A visitação coincide com a celebração da padroeira da cidade, a Senhora do Pilar.

As autorizações para as irmãs se afastarem de seu enclausuramento, normalmente raríssimas, prendem-se a necessidades de saúde e obrigações cívicas, como uma votação, por exemplo. Não fossem essas excepcionalidades, a visão dessas contempladoras da fé se igualaria àquela dos anjos. Nula. Senão, vide bula, que mais do que esclarecer, encabula...

Verdade que essas serventuárias de justiça divina encontram-se nesse estado por pura vocação, vontade de servir. Não estão lá forçadas, condenadas ou emparedadas. E até que são poucas as remanescentes de hoje em dia, não chegando a totalizar uma vintena.

Mas, alguns pensam assim, não é uma covardia, abdicar das maravilhas e estripulias do mundo, e se isolarem de forma tão drástica, mais que orgiástica?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 13/08/2015
Código do texto: T5344758
Classificação de conteúdo: seguro