Motivação                              
 
Hoje me senti inspirada a escrever sobre motivação, tema vasto e muito trabalhado, então, a saber, motivação indica que há o movimento em uma certa direção ou objetivo. Nós, como seres humanos, temos necessidades básicas e internas, um exemplo pode ser  a necessidade de alimento que gera fome, o que motiva a busca pela saciedade através do alimento. Há outras necessidades mais elaboradas e complexas como ter um futuro melhor financeiramente, estável, neste quesito a motivação impele o indíviduo a trabalhar, estudar e se aperfeiçoar para garantir um trabalho mais rentável, o que futuramente, lhe conferirá maiores oportunidades, gerando a longo prazo uma estabilidade financeira. Dessa forma, concluimos que a motivação impulsiona o indivíduo  para chegar ao objetivo, seja ele saciar a fome ou conseguir um emprego seguro e rentável.

Há vários palestrantes e terapeutas  que atuam na área de RH Seleção e Treinamento de Pessoal, onde a meta deles é identificar ou passar informações para os supervisores sobre a motivação no ambiente de trabalho. Sabemos que um funcionário que não tem interesse no serviço, não vê perspectivas melhores na empresa ou em seu futuro na organização, este desmotivado, não se empenhará, fará seu serviço mecanicamente, sem dedicação, o que gera em outros funcionários o mesmo sentimento, acarretando um clima de procrastinação e rebeldia, causando conflito na empresa.A questão monetária e a possibilidade de melhoria dentro da organização contribuem para melhoria do ambiente de trabalho, evidente que há outros fatores, principalmente psicológicos, mas de uma forma breve, o Treinamento de Pessoal pode incentivar os funcionários a desempenharem melhores suas funcões, identificando e apontando as motivações do grupo.

Consumidores são bombardeados  diuturnamente, com propagandas e publicidades do pessoal de marketing, que sabem muito bem, que nós consumidores, procuramos determinada marca ou serviço impulsionados pela motivação racional e  de fidelidade , muitos de nós, procura um serviço movido porque pesquisou sobre condições, preços e durabalidade do item, se este for bem durável. A fidelidade se resume a procurar uma marca porque se gosta, se adaptou ao serviço, foi bem atendido, ou gosta da embalagem pela praticidade. Nessa área de Marketing, até a disposição das mercadorias nas gôndolas de supermercados, ou nas vitrines de lojas são estrategicamente estudadas, para que o consumidor se motive a consumir ou adquirir seus produtos e afins.

A motivação é algo inato do homem, sabemos que o homem primitivo, vendo à arvores se queimando pela ação dos raios,observando o fogo oriundo deste ato, aliado à necessidade de calor, para não padecer de frio e de luminosidade para evitar ser vítima de predadores noturnos, então desta observação e necessidade, houve a motivação para a descoberta do fogo.

Posso dar um exemplo pessoal sobre motivação, nunca tive interesse em dirigir automóvel, ser habilitada, acontece que mudei para um local de dificil locomoção através de transporte público, ocorre que motivada pela dificuldade em chegar a um local e a distância, fiz o CFC e as aulas práticas, tudo bem não passei, faltou mais motivação, reconheço, mas já dei o primeiro passo.Também nunca me interessei por artes, pinturas e coisas do gênero,não sei nada de Salvador Dalí, e nunca procurei me informar a respeito dele e de sua obra, não tenho interesse, não há algo que motive, nem o conhecimento cultural, então não busco informações acerca do pintor e suas idéias, mas, deixo registrado aqui,  admiro  quem gosta e sabe apreciar a arte, mas eu não faço parte do grupo.

Enfim, a motivação faz parte de tudo desde a necessidade de alimento até a descoberta de outro planeta, afinal precisaremos de um outro caso este venha a ser destruido.A motivação engloba nossas necessidades, desejos, anseios e vontades, e sem ela  não estariamos aqui lendo estes textos do Recanto.



Crédito da imagem:oratoriaeliderança.com
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 13/08/2015
Reeditado em 04/10/2018
Código do texto: T5344620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.