O QUE O MUNDO PODERIA FAZER COM US$ 2 TRILHÕES? *

Na sexta passada – 6/08 – um Jornal televisivo noticiou e mostrou imagens focalizando os destroços de uma construção, deixadas como ficou há exatamente 65 anos atrás, quando às 8 horas e quinze minutos da manhã da data mencionada acima, foi jogado sobre Hiroshina, Japão, o primeiro artefato nuclear em cima de uma cidade, segundo algumas afirmações pereceram instantaneamente mais de l40 pessoas...

Na homenagem anual feitas aos que sucumbiram neste nefasto episódio; pela primeira vez, se fazia presente uma autoridade americana.

A humanidade sonhava, então que esta seria a última das guerras, que envolvera inúmeros países e duraram praticamente seis longos anos; - 1939 a 1945 - quanto aos números de vítimas, jamais se chegará a um consenso; e a gigantesca tarefa de reconstrução, levou décadas de incansáveis trabalhos...

As esperanças da paz permanente foram em apenas quatro anos esquecidas, pois em 1950 a 1953, eclodiu o conflito bélico entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul; apoiada maciçamente pelo exército da América do Norte.

Alguns depois 1964 a 1975, novamente a grande Nação Americana se envolve num novo esforço bélico; Vietnã do Sul, com o apoio dos EUA, contra o Vietnã do Norte; na guerra inglória que até hoje é lembrada amargamente por este povo...

A então na época: A União das Republicas Socialistas Soviéticas, -URSS, quis também ter suas experiências de guerras num país tão distante do seu: Afeganistão de l979 a 1989, que deixou a marca de uma guerra sem glória para o seu povo...

Apenas mencionamos no século XX conflitos bélicos que ganharam destaque na imprensa internacional; porem há inúmeros outros: as do Continente Africano, por exemplo...

O século que se encerrou há dez anos teve monumentais avanços na área da medicina; os antibióticos, os transplantes, os tratamentos de doenças que se encontraram meios de amenizar e de até completo tratamento...

Entramos no século XXI com esperanças redobradas que finalmente a Espiritualidade se suplante a materialidade; mais uma vez se protela a Paz.

Com o atentado às Torres Gêmeas, na cidade de Nova Iorque em 11 de setembro de 2001; com objetivo de se encontrar os culpados, os EUA invadem o Afeganistão em sete de outubro de 2001 e até hoje lá estão. Sem conseguirem localizar o “mentor” dos atentados Osama Bin Laden...

Em março de 2003 os EUA invadem o Iraque, a pretexto de o país terem desenvolvido armas químicas; estas vultosas frentes de batalhas perduram até hoje; exaurindo os recursos econômicos da grande nação americana; seriam estes os valores até agora empregados que dá o título as nossas Reflexões de hoje?

*Segundo o Google até 20/07/2010 foram gastos este montante.

**Segundo o economista de destaque mundial Joseph Stiglitz, segundo ele no final destes conflitos poderá alcançar a astronômica cifra de US$ três trilhões; pago pelo EUA e os outros três trilhões pagos pelo resto do mundo... Revista Época de 31 de março de 2008

Não há nada que justifiquem as guerras, elas fogem ao bom senso; embrutecem os seres humanos; jamais é o caminho adequado para se chegarem a resultados positivos, é a barbárie que dominou os povos ao longo de sua história; não constrói, destrói, causam mazelas de difícil cicatrização; Jesus! Foi o pacificador por excelência, apontou os caminhos; enaltecendo o Perdão e o Amor ao próximo, e o respeito à vida; quando a sofrida humanidade colocará efetivamente suas lições em prática?

E por último, se houvesse havido o bom senso que estes valores fossem empregados no bem estar público; com certeza teríamos um mundo em melhores condições para todos os seus habitantes; Deus não tem pressa, nos é que temos...

Curitiba, 10 de agosto de 2010-Refexões do Cotidiano-Saul

Hoje é 13 de agosto de 2015, com certeza estas cifras devem ser bem maiores...

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/08/2015
Código do texto: T5344598
Classificação de conteúdo: seguro