A dor do Zóster
Maria da silva!
Ao ouvir seu nome sendo chamado, Maria entra no consultório, diz “boa tarde” e senta-se frente à Doutora.
A doutora a olha e pergunta:
-O que acontece Maria?
-Faz cinco dias que comecei a sentir uma dor aguda na costa, é como se eu estivesse sendo espetada por uma agulha. Dói muiiiito mesmo! Uma dor tão terrível que parece que alguma coisa puxa um músculo meu e tenta arranca-lo. Até brinquei dizendo para minhas colegas de trabalho que deve ter uma bruxa com uma bonequinha parecida comigo.
-Apareceram umas bolhinhas na sua costa?
-Sim na costa e aqui perto do seio.(diz Maria apontando em direção ao seio).A médica levanta-se da cadeira vai até a porta, a tranca depois se aproxima de Maria e pede que ela levante a blusa...
-Zóster! Você está com Zóster! Sabe o que é isso? Ela é causada pelo vírus varicela-zoster – o mesmo agente da catapora e só pessoas que tiveram catapora e ficaram com vírus encubado (adormecido) em gânglios do corpo é que tem isso, pois , esse vírus pode acordar na forma de herpes zoster.
-Nossa! Dói tanto!!!
-É! E se não tomar os remédios direitinho ele pode voltar. Minha mãe teve duas vezes. Então você irá tomar muitos medicamentos durante 14 dias. Certo? Sabe o que define melhor a dor causada pelo Zóster?-Uma dor de dente em local errado! Essa é a dor do Zóster!
-Maria saiu do consultório e passou na farmácia e agora ela está tomando o medicamento a cada três horas.
Quando a dor passa Maria sai da cama correndo para fazer os serviços da casa, porém quando a dor retorna, ela se contorce toda, deixa escapar um gemido e volta a deitar e ficar quietinha até sentir que a dor foi embora...
*Herpes zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.