QUANDO A PAZ SUPLANTARÁ AS GUERRAS?*

Recentemente um Canal de TV* apresentou um seriado em dez capítulos.

Não sabemos se alguns dos nossos prezados leitores tiveram oportunidade de assitirem a todo o seriado. No nosso caso apenas acompanhamos alguns episódios; o tema abordado trouxe os horrores que foi os fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, - que teve início após os 20 anos de ter terminado a Primeira. - segundo os Diretores * se baseiam em fatos reais, pois antes do inicio de cada capítulo era feita uma breve entrevista com alguns dos sobreviventes dos 139 voluntários da famosa Companhia * do Exercito dos EUA, que após exaustivos treinamentos foram enviados aos campos de batalha da sofrida Europa, palco de intermináveis guerras; mais da metade pereceram em combates...

Durante os poucos capítulos que assistimos, inevitavelmente passava pela nossa mente, o que justificariam as guerras?

Contrariando um dos dês Mandamentos Não Matarás.

Jovens que saem de seus lares e passam por um áspero aprendizado, que embotam suas sensibilidades, pois nos campos de batalha o importante não é dar valor a sua própria vida, em permanente estado de exaustão; mas, eliminarem os “inimigos”, que nunca viram, mas que foram “educados” para abatê-los, pois foram condicionados para que os fins justificassem os meios...

Se hipoteticamente tivéssemos no inicio do século XX escolhido o caminho da Paz da Solidariedade; que Mundo diferente teríamos hoje?

Se aqueles vultosos valores, - somente nos referimos a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, cujo espaço entre o término da Primeira e o início da Segunda foi de apenas 20 anos, voltamos a repetir. - fossem aplicados no desenvolvimento humano; muitos dos sérios problemas que afetam grande parte das populações teriam suas carências supridas ou pelo menos em grande parte totalmente amenizadas...

As guerras! Que muitos apregoam que é necessário para se encontrar o caminho da Paz! Quantas vezes os tratados foram rompidos tempos depois de serem assinados; os “amigos” de hoje poderão ser “inimigos” amanhã...

Há uma diferença em manter-se um exército para salvaguardar a Pátria; porem, quanto grande parte destes efetivos militares é empregado em atividades de permanentes em ocupações de países pelos mais diferentes pretextos, isto exaure os cofres públicos, com perdas de vidas e na difícil tarefa da reconstrução...

Quando a humanidade aprenderá que este não é caminho; da violência gera mais violência; é imprescindível reavaliar valores, para que se encontre em definitivo o caminho da Paz e da Solidariedade.

Diante do Pai Supremo somos herdeiros de suas benesses; é preciso compartilhar, dividir, para sejamos uma família universal; a “Casa” é a mesma bem como as necessidades.

Não há razão para persistir no acúmulo dos bens para poucos em detrimento de muitos; é preciso acreditar que isto é possível; assim como o Sol gratuitamente nos envia o seu calor, que mantêm a Vida. É preciso valorizá-la, louva-la, para que as gerações que nos sucederem possam desfrutar de um Mundo Melhor, mais Solidário em que a palavra irmão, supere as diferenças e tornando melhor a vida de cada um...

Pois somente o Amor construí, - por estranha coincidência, o inverso também tem sete letras. - o outro destruí, não edifica, pelo contrário, dificulta para que já estivéssemos chegados a um nível de evolução, antevisto por portadores de “Luzes”, que os caminhos do “Amor”, há de suplantar os caminhos das “Guerras”...

*Numa obra que no dia 18 de abril completou 153 anos de sua primeira edição, - O Livro dos Espíritos; tendo como autor Allan Kardec; Paris-França. -

Na pergunta 742: Qual a causa que leva os homens à guerra?

Resposta: Predominância da natureza animal sobre a espiritual e satisfação das paixões. No estado de barbárie os povos só conhecem o direito do mais forte, e é por isso que a guerra, para eles, é normal. À medida que o homem progride ela se torna menos freqüente, porque ele evita as suas causas, e quando ela se faz necessárias ele sabe adicionar-lhe humanidade.

743: A guerra desaparecerá um dia da face da face da Terra?

Reposta: Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus. Então, todos os povos serão irmãos.

*TV Band

*Steven Spielber e Tom Hankis

*l39 voluntários da Companhia EASY

É baseado no romance de Stephen Ambrose Band Of Brethers- Irmãos de Guerra; a produção custou l20 milhões de Dólares, 17 milhões foram gastos para recriarem cenários de 11 cidades e vilas Européias, mais de 10 mil figurantes trabalharam nos dez episódios; dos tanques às botas dos recrutas, todos os objetos são autênticos ou réplicas perfeitas. *

*Dados extraídos do Google

Curitiba, 15 de maio de 2010 Reflexões do Cotidiano- Saul-

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/08/2015
Código do texto: T5343548
Classificação de conteúdo: seguro