VAI UMA FORÇA AI SÃO JOÃO BATISTA!
No início de 1972 papai sentenciou-me:
- Entrarás para a Brigada Militar! E então alcançou-me todos os encargos de tal missão, estudo, estudo e treinamento. Eu mirrado, recém atingirá as condições mínimas de altura e peso, sobre apenas 16 anos. Alguém foi logo dizendo que no estádio Ramiro Souto havia um programa de treinamentos mantido pela prefeitura de Porto Alegre, então fui até lá e expliquei minhas necessidades ao professor de educação física, que passou-me uma programação para os treinos de terças e quintas-feiras. No final daquele ano realizei os exames e fui aprovado, no início do ano seguinte voltei lá para agradecer, mas fui informado que o professor não estava mais por lá.
Na Academia de Polícia Militar comecei a praticar atletismo até que no ano de 1975 os professores sugeriram que eu e mais alguns colegas ingressássemos numa agremiação vocacionada ao atletismo assim fomos realizar teste no Internacional. Num sábado na pista de tartan que havia no Gigante da Beira Rio fomos recepcionados pelos professores Alceu Vernieri Vaz e Carlos Alberto Oliveira Garcia, este último havia sido que me treinara para o concurso na Brigada Militar. As competições eram realizadas no estádio da Sogipa, nos finais de semana, corridas de classificação, semifinais e finais e lá se ia o sábado, as vezes entre uma e outra bateria eu dava uma escapa na igreja São João Batista que é ali perto, para pedir uma ajudinha. Dois anos depois nossos caminhos se descruzaram.
Hoje a igreja fica tão distante de mim, são mais de 40 anos de distância que irei abusar de São João Batista e pedir daqui mesmo, que socorra o professor Garcia, da enfermidade que está enfrentando, afinal por todo este tempo não lhe pedi nada querido santo!