HIPOCRISIA. BASTA!
Diferenciação. Será este o caminho para o ensino no país? Justiça. Isto realmente ocorrerá ao ser instalado um método de preferências a um grupo de pessoas denominadas injustiçadas?
A realidade é que ao ser adotada pelas universidades do país, as cotas sociais irão pôr dentro destas pessoas que teriam a capacidade de adentrá-las por si sós.
Outra questão é que ao se tentar uma unificação interclassessociais, só aumentaremos mais ainda a discriminação por parte daqueles que perderam suas vagas para os cotistas.
Diz-se que aqueles que possam vir a sofrer uma dificuldade no ensino terão um apoio dado por meio de cursos criados pelo Governo Federal para os igualar em nível aos outros universitários – (a exemplo do que se criou nos Estados Unidos).
Se contrapropusermos em uma balança os prós e contras da questão e enumerá-los em um rol, veremos que por trás desta cortina de interesse em ajudar a população desvalida, os discriminados e injustiçados, há um interesse maior, o de esconder a defasagem no ensino público.
Igualdade, sim. Devemos lutar por ela com todas as nossas forças e mostrar que somente porque o povo é bom ele não é idiota, otário, tolo, mas sim, ingênuo. Não devemos ser hipócritas e fingirmos não ver o privilégio concedido aos escóis. Temos o direito, e mais, o dever de lutarmos por igualdade. O correto é crermos em sua vinda através da cultura. Só não podemos querer que os nossos universitários provindos da rede pública tenham um lapso de pensamentos e criticidade, pois eles foram treinados desde crianças (como animais) a não pensarem.
GLOSSÁRIO DE “HIPOCRISIA. BASTA!”
 Escol = o que é considerado melhor, de maior qualidade, numa sociedade ou num grupo; elite.