Sem saideira

O Estado Islâmico, a se basear no relato do jornalista da BBC Andrew Hosken, está pronto para avançar e consolidar seus domínios de forma significativa nos próximos cinco anos. Portugal e Espanha, que já foram ocupados por mouros por séculos a fio, estão no alvo dos jihadistas (os guerreiros da fé) e já tem até um nome para identificá-los: Al-Andalus.

Mas não pára por aí a cobiça dos novos islâmicos, que se sentem oprimidos historicamente em toda sorte. Toda a metade norte do continente africano passaria às suas mãos, assim como o Oriente Médio, o Subcontinente indiano, a Turquia, os Balcãs, o Irã e franjas e mais franjas de outros estados não-islâmicos hoje contidos nesse expansivo contexto.

E a cada região a ser conquistada, ou reconquistada, dão um novo nome, tirado de sua percepção histórica. Uma boa parte da atual Turquia, do Iraque e Irã constituiria por exemplo o chamado Kordistan, território dos curdos. Esses curdos, aliás vêm lutando há séculos por uma nação, em cerca de cinco países e até hoje não tem mais do noção. Danação?

Apesar dos avanços da informática e, consequentemente da cartografia, a trabalheira vai dar mesmo uma canseira. E, proibido o alcoól, neca de saideira...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 11/08/2015
Código do texto: T5342823
Classificação de conteúdo: seguro