O cheiro das estrebarias

Nós já ouvimos de tudo das assim chamadas autoridades, e tais preciosidades sempre deixam indignados os adversários e provocam um misto de vergonha e satisfação nos aliados, desde os famosos brioches de Maria Antonieta, que, por sinal, parece, nunca falou a infeliz frase.

A Marta Suplicy acabou de causar uma comoção nacional ao fazer uma citação equivocada de uma frase antiga, que acho que foi dita, nos tempos do Pasquim, há mais de trinta anos, creio que pelo Ziraldo, e que era engraçada, na época: “se o estupro é inevitável, relaxa e aproveita”. Ela, a Marta, se confundiu e falou: relaxa e goza. O Ziraldo estava se referindo à ditadura militar. Marta se referia à inevitabilidade dos atrasos de vôos nos aeroportos, o que não é propriamente resultado de nenhuma ditadura, muito menos do governo, mas é fruto de falta de investimentos na estrutura dos aeroportos em face do aumento do número de vôos e de passageiros. Como dizia o slogan da falecida Varig, “nunca foi tão fácil voar”. E olha que vem aí um avião com capacidade para oitocentos passageiros! Dá para imaginar dez desses aviões pousando ao mesmo tempo!

A Marta falou a sua bobagem, os adversários caíram de pau em cima dela, aproveitando para estender a indignação a todo o governo do PT, “esses autoritários, lobos em pele de cordeiro, que querem açambarcar o poder por vinte anos”, a ditadura sindicalista tão temida que levou João Goulart ao exílio.

A Marta falou, e o país não mudou por causa disso. Vocês acham que pobre anda de avião, que a grana para os investimentos em aeroportos será despendida para que a Gol e a Tam continuem a ter os seus lucros crescentes e a classe média tenha as suas férias garantidas em algum paraíso temático? Acho muito difícil que isso aconteça, quando há muitos outros setores mais importantes precisando dos investimentos.

Ou seja, o conselho da ministra tem um fundo de verdade. As filas continuarão e aumentarão, se a economia continuar a prover uma renda crescente à população, como tem ocorrido até agora. E as viagens aéreas perderão o seu glamour, serão cada vez mais parecidas com um ônibus da São Geraldo ou da Itapemerim, na rota Rio de Janeiro – Recife, vinte sete horas de viagem, cascas de laranja no chão, crianças vomitando, o ônibus quebra em Milagres, e tem que esperar oito horas por uma peça que vem de Salvador, pesadelo que eu já vivi há muito tempo.

E encerro com uma outra frase famosa, essa do presidente Figueiredo, aquele sim um homem sem papas na língua; “prefiro o cheiro das estrebarias ao cheiro do povo”. Ora, ele falou só isso porque era oficial de cavalaria, tudo a ver. E a Marta é sexóloga...