O QUE É A POLÍCIA?

Em março de 1973 a primeira definição que tive conhecimento - "o termômetro da sociedade" , definição atribuída ao californiano estudioso de polícia Wilson. Há outras referência com a mesma definição, uma que pincei vem de Minas Gerais escrita pelo comissário de polícia aposentado Sebastião Antônio Baracho, que publicou no Recanto das Letras pela última vez em 2007, quando já estava aos 79 anos.

Claro que a palavra termômetro pertine ao instrumento destinado a mensurar, medir temperaturas, mas isto não invalida que de relance as pessoas tenham a ideia que através da polícia possamos avaliar a sociedade.

Quanto mais violenta, mais corrupta é a polícia, mais violenta e corrupta é a sociedade?

Nos últimos dias aqui no Rio Grande do Sul vigorou a máxima que a polícia estava paralisada e de pronto a imprensa fez a associação pelo menor esforço que o acontecimento de 31 homicídios estavam intimamente relacionados a tal parada.

Se as conclusões partem de falsos sofismas, haja vista que a maioria dos homicídios aconteceram no ambiente doméstico, quase todos por causas passionais ou de supostas cobranças entre participes de crimes, portanto longe da missão da polícia preventiva, também quero sofismar:

- Estes crimes são fruto de uma sociedade violenta, mas não pela polícia que tem e sim pela justiça que não tem. Quando a legislação permite recursos sobre recursos, progressões de regime sem que tenha havido melhorias no comportamento do detento, quando os próprios detentos controlam os detentos, ai sim, ai reside a responsabilidade pela criminalidade desenfreada e principalmente pela violência.

Para desgraça das famílias dos 31 que morreram e para a graça do funcionalismo da segurança pública houve a coincidência do acontecimento de tantos homicídios mesmo que eles muito pouco tenham a ver com a prevenção, então por linhas torta o governador Sartori viu-se pela segunda vez assustado e acuado e não restou alternativa.

Tomara que tais números não se repitam, pois se não ele poderá repetir o parcelamento ou até atrasar os salários!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 11/08/2015
Código do texto: T5342431
Classificação de conteúdo: seguro