SAUDOSA MALOCO

O saudoso e extraordinário poeta Vinicius de Morais às vezes cometia algumas injustiças, a título penso de gozação, coisa natural nele que era extrovertido. Duas delas: disse num verso, as feias, me perdoem, mas beleza é fundamental. E sabemos que beleza não é só física. A outra que nunca engoli foi a de que São Paulo era o túmulo do samba. Ora, um estado que produziu virtuoses do samba como Paulo Vanzolini e Adoniram Barbosa é uma terra de bambas do samba. Beth Carvalho tem um CD só de sambas de paulistas, é arretadíssimo.

Mas essa introdução é apenas uma gambiarra para falar da minha revolta quando tomo conhecimento, especialmente pela tevê, da expulsão e desolajamento de sem-tetos de casas e prédios abandonados que, de repente, empreiteiras compraram e exigem na justiça a expulsão dos "invadores" que fizeram do local seu lar. E a justiça, na hora que nem caldo de cana, acata o pedido e manda a polícia com metralhadora, revólver, cassetete e tratores acabar com tudo, uma eficiência a toda prova. E uma desumanidade explícita e fascista.. Quando vejo a ação policial fascista eu recordo do samba de Adoniram Barbosa, Saudosa Maloca. E, creiam, me dói o coração.

O que vale para a lei são as razões do mercado, a ambição do capital, o desejo dos ricos. Chamam a isso de progresso. As razões sociais, dos oprimidos, dos excluídos anão sao levadas em conta. Faz-se apenas promessas. O que se faz é um atentado contra os direitos humanos e dontra Deus.

Resta apenas se conformar, ver que quando os home chega com as feramentas e começam a demolição cada pedra que cai dói no coração. Mato Grosso ainda se revolta mas Joca chama-o a razão e eles assistem à demolição do seu cafofo. E um deles mais realista e com um resquício de fé, sabendo que não se pode esperar nadqa da justiça, diz conformado: "Deus dá o frio conforme o cobertor".

É melhor mesmo o conformismo porque senão a polícia desce o cacete. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/08/2015
Código do texto: T5342148
Classificação de conteúdo: seguro