NÃO PODEMOS MODIFICAR A HISTÓRIA, APENAS TECER CONJETURAS...

O mês de agosto, - aos que se “ligam” com nossa história. - não trazem boas recordações. Um presidente, * em vista de uma crise política, num gesto extremo põe fim a sua existência física, na fatídica noite de 24 de agosto de 1.954, na suas últimas palavras escritas na célebre “carta testamento”, há no final esta frase: “saio da vida para entrar na história”...

Ninguém pode negar que foi um grande estadista, cuja criação de leis primava em beneficiar os menos favorecidos com leis mais justas, a fim de que o capitalismo se “humanizasse” mais, beneficiando aos que tão somente ofereciam o seu trabalho e dando-lhes uma remuneração mais justa e ampara quando não mais pudessem trabalhar; aposentar-se com uma remuneração para fazer frente as suas necessidades.

Inesperadamente, no dia 25 de agosto de 1.961, um Presidente * eleito pela maioria dos brasileiros, renúncia ao mandato, como mandatário máximo da nação brasileira, que, reais motivos puderam justificar este triste epílogo, numa carreira política em que os “degraus” foram subidos rapidamente; que “forças ocultas” o levaram a cometer este gesto? Livros, e inúmeras hipóteses levantadas, mas, onde estaria a “real verdade”?

Se, houvesse comprido inteiramente o seu mandato, talvez a crise institucional de 1.964 não tivesse eclodido; e obviamente JK. * no final de seu mandato, seria eleito novamente Presidente, pois ao transmitir a faixa ao seu sucessor, havia incontáveis cartazes: JK 65, com amplíssimas possibilidades de sua concretização, porém, em decorrência de novos fatos de nossa “acidentada” história republicana, nossa história seguiu outros rumos...

Ao governo JK, o país deve o início a nossa inclusão na indústria automobilista; a construção de novas rodovias e a manutenção de outras e também o destaque a construção da nova capital da república Brasília. (inaugurada em 21 de abril de 1.960.) Entretanto, se, paralelamente o setor ferroviário recebesse o mesmo tratamento; - como até hoje é feito nos países mais avançados. - se houvesse equilíbrio das duas modalidades, tão importantes, - rodovias e ferrovias. - o país já teria conseguido melhores condições de transportes...

No cenário internacional, talvez um dos acontecimentos mais marcantes deste mês, foi o uso da energia nuclear para fins não pacíficos. Um canal da Discovery transmitiu um documentário no dia 06/08/ as 21h00min h quando fazia 66 anos do infausto acontecimento.

Um fator primordial levou as cidades* a serem “escolhidas”; tinha que haver completa visibilidade, antes do artefato ser jogado: Pasmem! O uso da ciência sem Deus; pelos inúmeros testes em outros locais, concluíram que a bomba nuclear deveria ter duas explosões, a menor seria detonada a exatamente 580 metros de altitude e a maior antes de tocar no solo, pois com estes procedimentos, - conforme testes anteriores em outros locais, - seriam mais devastadores os seus efeitos, o documentário afirma que as 08h15min; da manhã; - mais um dia se iniciava com as atividades rotineiras de uma cidade; os adultos seguiam ao seu trabalho, as crianças para as escolas. - porém naquele exato momento um avião, - bombardeiro B-29. - de grande porte sobrevoava a cidade, isto, porém, não levantou suspeita, pois em inúmeras outras ocasiões a cidade já fora bombardeada; naquele exato horário se deu a segunda e devastadora grande explosão; 70 mil pessoas morreram instantaneamente, e outras, talvez em números superiores, foram afetadas com seqüelas de difícil recuperação...

Daí por diante foi um caos, como atender os feridos, se sobraram poucos hospitais em condições de atendimento?

A segunda cidade * se repetiu o mesmo drama, três dias depois, - 09/08, com 40 mil mortos e um número maior de feridos, em função disto, o “império do sol nascente”, depois de três meses, diante deste quadro de dimensões inimagináveis, as autoridades japonesas se renderam...

Se, as duas cidades pelos fatores climáticos não estivessem com boa visibilidade, outras aleatoriamente teriam sido as “escolhidas” em seu lugar.

A nós, “pobres mortais”, só nos resta fazer algumas conjeturas; ao ponto que chegou a ciência sem Deus, de cientistas altamente inteligentes, que usando destas novas armas, para destruir e ceifar incontáveis vidas e outras em atrozes sofrimentos, com as mínimas chances de recuperações; a pretexto de que e para quê?

Livre arbítrio e determinismo; ação e reação, como poderão ter o seu ressarcimento? Terríveis karmas negativos que se iniciaram, e por quais meios haverão de serem quitados estes débitos? A tripulação a conduziu, deu os retoques finais nos dispositivos para que o artefato ao ser jogado no espaço detonasse após um breve espaço de tempo; e os idealizadores e os construtores, certamente responderão pela sua insana atitude de eliminar vidas sem qualquer chance de defesa...

Tomamos a liberdade de sugerir aos nossos prezados leitores, a lerem ou relerem a página que consta no O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo VII item 13: intitulada: A MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA. Vamos transcrever somente o início da mensagem assinada pela entidade de Fernando, Espírito protetor, Bordéus, França no ano de 1.862.

“Não vos orgulheis do que sabeis, porque esse saber tem limites bem estreitos no mundo em que habitais. Mas suponho que sejais uma dessas sumidades inteligentes desse globo e não tendes nenhum direito para disso vos envaidecerdes. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver vossa inteligência, é que ele quer que dela useis para o bem de todos; porque é uma missão que vos dá, colocando em vossas mãos o instrumento com a ajuda do qual podeis desenvolver, a vosso turno, as inteligências retardatárias e as conduzir a Deus. A natureza do instrumento não indica o uso que dele se deve fazer?”...

*O negrito e o itálico é nosso.

Este mês não deve ser lembrado tão somente por acontecimentos não edificantes; há também uma efeméride de muita alegria, o segundo domingo de agosto é consagrado aos pais, - com justa razão, pois o segundo domingo de maio foi dedicado às mães. - o nosso partiu, para a outra dimensão, quando tínhamos somente 12 anos, os que podem homenageá-lo com sua presença, o façam com afeto carinho e muito amor, isto está acima de tudo...

*Dr. Getúlio Dorneles Vargas (São Borja 19 de abril 1.882 - Rio Janeiro 24 de agosto de 1.954)

*Dr. Jânio da Silva Quadros (Campo Grande 25 de janeiro de 1.917 - São Paulo 16 de fevereiro de 1.992)

* Dr. Jucelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina 12 de setembro de 1.902 - Rezende 22 de agosto de 1.976)

* Hiroshima

* Nagasaki

Alguns dados foram compilados do Google

Curitiba, 8 de agosto de 2.011- Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/08/2015
Código do texto: T5341465
Classificação de conteúdo: seguro