PALAVRAS QUE UM PAI DIRIA NO DIA DOS PAIS.

Escrevo sempre no dia dos pais,agradecendo meu pai,meu sogro,meu marido e todos nossos ancestrais,por tudo de bom que fizeram em nossas vidas e até por suas eventuais falhas,que,ao final me fizeram crescer.

Hoje eu vou fazer diferente.

Vou dizer a meus filhos,o que o pai deles gostaria de lhes dizer e diria,se o fato de ser homem,não o tivesse feito um ser mais pensante e atuante,que falante.

E também porque,(perdoem-me todos os jovens),vocês se tornam soberbos depois de certa idade e isto os deixa lerdos na compreensão daquilo que a diferença entre nossas gerações acentua, podendo causar mal entendidos,mágoas ou dissabores,para uma das partes.

Posso começar por aqui,pois a medida que a idade avança,nós também vamos ficando morosos,mas apenas fisicamente.Isto pode parecer uma aberração para vocês,mas é real,tão real como nossas mentes continuam, por não sei quanto tempo ainda,lúcidas, amplas e sábias,pois carregamos nelas,as experiências de quase seis séculos de vida,peneiradas e mastigadas para doá-las a vocês,se não nos olhassem com olhos tão críticos,mas ainda carregassem,sobre nós,o orgulho que até poucos anos,carregavam.

Se por vezes os sobrecarregamos com conselhos,é porque temos consciência da rapidez com que a vida passa e não gostaríamos que isto os pegasse de surpresa.

Vocês são o melhor presente que a vida nos deu e agradecidos,sempre os tratamos com o cuidado e o carinho com que o Senhor os colocou em nossas mãos para que lapidássemos suas arestas.

Acho que cumprimos nossa missão.

E vocês vão se surpreender ao saber que jamais nos lamentamos de um minuto ou de um real,despendidos com vcs.

Vcs são estudados,educados,cada um com uma personalidade admirável porque sempre respeitamos e incentivamos as diferenças apesar da consanguinidade.

Cada um de vocês é único para nós,assim como para o mundo;nunca houve e não haverá jamais outro igual e este é um dos milagres da vida,que deve ser respeitado e honrado:a individualidade plena.

São cidadãos do mundo que vão e vem para qualquer parte do mesmo,onde encontram cultura e amigos e em todo lugar,sabem comportar-se,ora como lordes,ora como homens simplórios, dependendo do ambiente que frequentam e isto não é falsidade;é saber respeitar os hábitos e costumes de seus amigos ou anfitriões.

Da mesma maneira,tem respeito a qualquer pessoa, sem considerar escolhas de credo, religião e opção política ou sexual.

Basta que ela tenha moral,mente e coração limpos e que enxergue o bem e faça o bem,onde a maioria escolheria o mal.

Vocês aprenderam cada vez mais a ver o lado de dentro das pessoas,a medida que enxergavam e aprendiam sobre o lado de fora.

E nós tentamos desenvolver em cada um, estas habilidades e muitas outras,oferecendo - lhes várias oportunidades de escolas,modalidades de artes marciais e esportes em geral;línguas e viagens.

Mas disto tudo cobramos duramente o retorno e hoje dizemos com gratidão ,"meus filhos advogados","meu filho médico","meus filhos campeões de natação","meu filho faixa preta de judô ",mas principalmente, com a boca cheia,descrevemos com admiração,o bom caráter de cada um.

Hoje vocês três é que são o nosso orgulho.

Não por serem nossos filhos,mas por terem aprendido bem as lições,que a nós Deus confiou.

Vocês são almas maravilhosas,seres humanos,por paradoxal que pareça,

realmente humanos,pois tem o dom de amar e ajudar seus semelhantes,sem nada pedir em troca .

Espalham bom humor,alegria e sapiência as pessoas e ao vento.

Tudo em vocês,desde sempre,acaba nos surpreendendo, porque vocês trazem em si, novas idéias,novos posicionamentos e novos comportamentos.

Vocês são o futuro e atualmente,só vislumbramos um pedacinho dele,quando vocês nos permitem.

Sei que cada um tem muitas pessoas a seus lados que falam a mesma linguagem que as suas,facilitando a comunicação,mas não esqueçam jamais,que por maiores que sejam suas dificuldades em compreender-nos, seja o que falamos,a maneira como agimos ou o tanto que os aborrecemos,as vezes apenas com nossa simples presença,que nossa intenção é a melhor possível,pois é muito difícil deixar de cercá-los de cuidados, com medo que se machuquem, mesmo vendo que não são mais crianças, e porque quase sempre,os pais são os únicos que querem ver não o seu bem,mas seu melhor.

Filhos,que tenham cada vez mais pessoas em suas vidas,porque isto significa que são amados,mas jamais se esqueçam,que apesar de todas nossas dificuldades, que daqui para frente crescerão com a idade,ninguém os amará mais que nós e não deixem de ouvir um conselho vindo dos pais,pois suas presenças em nossas vidas,nos fizeram desenvolver o sexto olho.

Podemos não saber o que é melhor para cada um,mas com certeza sabemos o pior,do qual tem que se afastar.

Ao lembrarem-se de nós,não se lembrem de um momento ou de uma fase;lembrem-se do todo,lembrem-se de tudo,assim como lembramos de cada dia,depois que foram colocados em nossas vidas.

E assim como entendemos seus "porquês",consigam entender o nosso "para que".(eu)