FORA DA REALIDADE

É perfeitamente explicável que alguém seja fascinado pela leitura e pela escrita. Que ler e escrever seja tão importante para essa pessoa como o ar que ela respira.

Mas isso não pode e não deve fazê-la esquecer qe a vida é algo muito mais amplo. Que outros prazers existem e que são necessários e fundamentais para a vida. Ler e escrever não pode e não deve se converter numa obsessão, mas um prazer dentre outros prazeres, uma atividade humana dentre outras atividades humanas.

Viver é o todo, ler e escrever uma parte dele. Para mim, pessoalmente, ler é apenas um hábito e escrever um vício. Mas graças a Deus possuo outros hpábitos e outros vícios.

Fico perplexo com algumas pessoas que conheço que são tão obcecadas em ler e escrever que quando nos enconramos so falam nisso, esquecidos de que a arte da escrita, por exemplo, tem como base e mat[eria-prima a vida que acontece nas ruas, em todo canto, só escreve bem que vive, sem a experiência do viver não tem escrita, apenas masturbaação literária.

Às vezes fico pensando que a fixação demais em ler e escrever, abrindo-se mão da vida, pode levar o obcecado a vestir uma camisa famosa: a camisa de força.

No mais, não custa lembrar o que disse Cervantes: "A força de tanto ler e imaginar, foi me distanciando da realidade ao ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivo".

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/08/2015
Código do texto: T5339553
Classificação de conteúdo: seguro