EXCESSO E ESCASSEZ

Dia desses, numa das minhas noites de insônia, fiquei pensando em algo que vi na novela Sete Vidas: o personagem Miguel (o 251) mostrando à Júlia, numa vila de pescadores onde fora resgatado depois de um naufrágio, uma ppágina de jornal que fora a única coisa que tyinha para ler durante os vários meses que passou naquela local. Lia toda noite o mesmo pedaço de jornal. Decorou de trás pra frente.

Por que recordei esse fato de ficão? Para comparar essa escassez de textos para ler com o excesso que temos disponível na internet a qualquer momento do dia. De minuto a minuto surgem milhares e milhares de novos textos, no mndo inteiro, no mesmo momento que o carinha do Acre lê o do Jaopão faz o mesmo, às vezes o mesmo texto. Isso é bom? à primeira vista é porque é democrático e dá oportunidade a que cada vez mais pessoas leiam e escrevam. Com a internet iosso se tornou muito mais fácil. Há quem diga que antes havia mais cultura. Concordo. Mas era privilégio de uma minoria. Hoje, mesmo que discutamos sobre o coteúdo ou filigranas culturais, as pessoas lêem mais e escrevem mais. Hoje há excesso de textos, antes havia escassez. Coisas da roda do tempo. O mundo avança.

Será que avança para melhor ou pior? Não sei, só sei que as comicações hoje dão mais oportunidade. Ou não? Sei lá, Mangueira, não sei. Decidam. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/08/2015
Código do texto: T5338432
Classificação de conteúdo: seguro