PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

.Domingo é um dia de “descanso” e Reflexões, entretanto, mossa mente não para de “trabalhar”. Na sexta feira passada, por um dever de trabalho, nos dirigimos ao centro da cidade, o local que iríamos, - imediações da Praça Osório. – usamos o coletivo que faz ponto final neste local, há algum tempo mudou seu percurso e passa defronte ao Cemitério Municipal, - me parece ser o mais antigo de Curitiba. – para nossa surpresa, observando com o ônibus em movimento, que alem da pichação dos muros, se observava que nem alguns túmulos foram poupados...

Fico a me questionar, que tipo de satisfação pode envolver estes seres que assim procedem; que “arte” quer expressar?

Recentemente ouvi a notícia que nos causou um misto de tristeza; diante de tal procedimento, um colégio tradicional num dos bairros de nossa cidade, fizeram um mutirão entre professores, pais e alunos, que arcaram com o próprio custo financeiro, neste trabalho em conjunto o colégio foi totalmente pintado, na sua parte interna e externa, ganharia uma “cara nova”, com o reinício das aulas escolares. Para surpresa, o colégio foi invadido e totalmente pichado, as portas foram arrombadas, não poupando nem os quadros negros. Certamente a todos causou indignação e os responsáveis?

Onde está o respeito ao patrimônio público? Nossas Reflexões de hoje, não tem por objetivo somente criticar, mas também apontar soluções, onde estariam elas? Cremos que está no processo da educação permanente; se a criança em tenra idade, de modo constante receber dos pais orientações, nas atitudes mais simples de seus procedimentos, optando sempre pela atitude correta, onde o respeito ao próximo devem constantemente ser enaltecidos, certamente esta criança, ao crescer terá o discernimento de saber qual a atitude correta no seu procedimento, e jamais teria este comportamento de desrespeitar o patrimônio público e alheio. Os pequenos delitos, mais tarde poderão ser estendidos aos mais graves, ocasionando os sérios problemas que enfrenta a sociedade atual; as drogas, os furtos, dos mais simples aos mais sofisticados, onde são usados até os meios eletrônicos, e o que é mais grave, em alguns casos um total desrespeito à vida...

Diante deste quadro tão complexo, tudo nos leva a crer, que a criança de ontem, e o transgressor de hoje, não receberam de forma adequada, os mais rudimentares princípios educacionais, o respeito à vida, a honestidade, não cometerem atos que lesem os patrimônios públicos ou particulares, centenas de mestres apontaram estes caminhos para que os seres humanos sejam mais felizes, e vivam em paz com sua consciência:

Não fazer aos outros os que não queremos que façam a nos.

E Jesus, o mestre dos mestres, deixou suas palavras gravadas nas memórias de seus seguidores e em particular a seus apóstolos, que mais tarde, escreveriam suas abençoadas palavras, que praticadas dariam ao mundo a paz que tanto almejamos: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo.”

Curitiba, 19 de julho de 2009 – Saul Reflexões do Cotidiano

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 07/08/2015
Código do texto: T5338036
Classificação de conteúdo: seguro